Qual a importância das aulas de música na escola?

06/04/23 16:00

A educação musical vai muito além de aprender a tocar um instrumento. Seja cantando, tocando um instrumento ou simplesmente ouvindo, a música faz parte de nossas vidas. Mas você sabe os benefícios que a música oferece ao processo de aprendizagem?

Ela contribui para o desenvolvimento de várias habilidades importantes e permite que os estudantes explorem e encontrem formas diversas e lúdicas de se expressar.

O Aurum conta com duas aulas semanais de música na grade curricular de todos os anos escolares. Neste post, você vai descobrir os principais benefícios da música para a jornada escolar e como ela impacta positivamente no aprendizado.

O que você vai ver neste post:

O papel da música dentro da escola

Quando o ensino da música está inserido no currículo escolar regular, o estudante tem a oportunidade de unir conhecimentos de áreas diferentes, como matemática e física, por exemplo, e aplicá-los de maneira prática em um instrumento musical.

Além disso, o estudo da música ajuda no desenvolvimento de habilidades muito importantes, como a criatividade, a capacidade de memorização e a saúde emocional.

Seus benefícios ainda são pouco conhecidos, por isso, vamos falar sobre eles mais a fundo nos próximos parágrafos.

Quais os benefícios da música na educação?

Aprender a tocar um instrumento musical pode ser um um desafio, mas também é uma atividade extremamente gratificante e que engloba muitas outras habilidades, essenciais para o desenvolvimento e amadurecimento dos estudantes.

Por meio do aprendizado musical, o estudante tem contato com os conceitos teóricos, além de exercitar a disciplina com a prática constante do seu instrumento de escolha.

Partindo dessa perspectiva, podemos dizer que o aprendizado musical traz consigo vários benefícios aos estudantes, desde conceitos mais práticos que podem ser aproveitados em outras áreas de conhecimento até questões mais pessoais como flexibilidade nas relações. Tudo isso permite explorar as mais diversas formas de expressão.

A seguir, vamos discutir seis dos principais benefícios que a música traz para o processo de aprendizagem:

1. Novas formas de linguagem e expressão

A música possibilita ao estudante se expressar para além das palavras, o que permite explorar maneiras muito mais criativas de se comunicar.

O aprendizado musical também contribui para melhorar a dicção e a entonação da fala, pois ao desenvolver o seu “ouvido musical”, o estudante passa a ser mais muito mais sensível aos sons e ritmos.

Isso se aplica, principalmente, às crianças pequenas, onde a música também é parte importante no processo de alfabetização, especialmente no que diz respeito à pronúncia e à maneira como elas processam e entendem os sons à sua volta.

2. Desenvolvimento do raciocínio lógico

A educação musical está ligada diretamente a regiões do lado esquerdo do cérebro que lidam com nossas capacidades de comunicação e raciocínio. Portanto, quanto mais cedo o estudante tiver a oportunidade de aprender música, melhor.

Aqueles que têm contato com o aprendizado musical mais cedo costumam ter mais facilidade em se comunicar, em realizar cálculos e também na resolução de problemas matemáticos.

3. Relações interpessoais

Um aspecto importante e muito trabalhado pelos professores de música é a questão social e as relações em sala de aula. Para produzir uma boa música são necessárias várias pessoas e instrumentos, os quais devem estar em harmonia. Esse é um dos fatores mais presentes da educação musical e impacta diretamente na maneira como os estudantes lidam com situações sociais.

A música proporciona a oportunidade dos estudantes aprenderem a trabalhar em equipe e de se expressarem de maneira conjunta, o que pode ser ótimo para ajudar os alunos mais tímidos ou ansiosos em atividades coletivas.