Espaços de aprendizagem: a infraestrutura escolar adequada é de grande influência no aprendizado

27/10/22 16:16

Você sabia que a infraestrutura escolar é primordial para que os estudantes sejam agentes ativos na própria educação?

Quando se trata de escolher o colégio do seu filho, o espaço também deve ser levado em consideração. A estrutura representa parte importante na interação entre a criança, a equipe pedagógica e os colegas.

Para te ajudar a entender melhor sobre a infraestrutura de uma escola, arquitetura responsiva e ergonomia, separamos as principais informações que vão te auxiliar a escolher o melhor colégio para o seu filho!

Confira neste conteúdo:

Infraestrutura x insatisfação dos alunos
Importância da infraestrutura e seu impacto
Sensação de pertencimento
Espaço também é criatividade
Lazer e educação andam juntos
Por que a infraestrutura do Aurum é ideal para a aprendizagem?

Seu filho tem acesso à melhor infraestrutura no Aurum.

Infraestrutura x insatisfação dos alunos

É fato que a infraestrutura adequada nas escolas melhora a aprendizagem. Assim como as mudanças educacionais no mundo, o espaço da escola também tem que evoluir.

Muito além das cadeiras e da lousa, o ambiente escolar não deve ser planejado para uma aprendizagem passiva, onde a aula se resume apenas a sentar e ouvir as orientações.

A tendência no mercado educacional é criar aulas cada vez mais interativas por meio da metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos, tudo para despertar uma maior relação entre o assunto explorado, o ambiente e os estudantes. A arquitetura responsiva, as cores, as tecnologias e a ergonomia ajudam nesta missão.

Importância da ergonomia escolar e seu impacto

A ergonomia em sala de aula para alunos impacta a relação dos estudantes com o ambiente à sua volta, diminuindo a chance de riscos e danos à saúde corporal.

São vários os fatores que influenciam não só a saúde, como também o desempenho das crianças, desde a iluminação do ambiente até o conforto na hora das aulas. Quanto melhor estruturado o ambiente por meio do cuidado com a ergonomia aplicada ao mobiliário escolar, melhor será a interação desse aluno com tudo que está à sua volta.

O Colégio Aurum investiu na arquitetura responsiva, que oferece flexibilidade para mudar e se adaptar às diversas necessidades do dia a dia escolar. Assim, é possível ter edifícios e ambientes que permitam que o aprendizado ocorra em todos os espaços.

O ambiente escolar impacta diretamente em 3 quesitos importantes na hora de conquistar o aluno e possibilitar uma aprendizagem de qualidade. Confira!

Sensação de pertencimento

Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Educação (2010), os alunos do ensino integral possuem a carga horária anual de 1.400 horas na escola.

Bastante tempo, não é mesmo?

Por isso, o ambiente escolar deve ser acolhedor, aconchegante, seguro e agradável para que, ao longo das sete horas diárias, os alunos possam estudar, descansar e sentir que fazem parte daquele universo.

Tudo isso influencia positivamente no desempenho escolar e no interesse em estar na escola, quesito muito importante tanto para os pais quanto para as crianças.