Como funciona uma escola bilíngue?

23/03/23 16:00

Você já se perguntou como funciona uma escola bilíngue? Afinal, com todas as recentes mudanças no ensino em nosso país, como as escolas bilíngues podem oferecer o foco necessário no currículo brasileiro previsto pela BNCC?

Neste post, vamos falar sobre como é possível uma escola estar totalmente alinhada com as diretrizes do ensino nacional e ainda promover uma educação bilíngue ativa, que preza pelo desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e socioemocionais.

O que você vai ver:

Como funcionam as aulas de uma escola bilíngue?

Há muito tempo, as tradicionais aulas de inglês fazem parte do currículo escolar. Afinal, o aprendizado de um segundo idioma é indispensável para o mundo globalizado e hiperconectado em que vivemos hoje. Entretanto, simplesmente ter aulas de inglês inseridas no calendário escolar não caracteriza um sistema bilíngue.

Essas aulas não proporcionam um contato realmente significativo com o idioma, principalmente por oferecerem carga horária de apenas uma ou duas vezes na semana, ou seja, de aproximadamente 2 a 4 horas. Já no Ensino Bilíngue, a média é de 9 horas por semana e, no Colégio Aurum, um grande diferencial são as 19 horas semanais para as aulas totalmente ministradas em língua inglesa, além dos momentos de lazer e socialização.

Tudo isso permite uma imersão muito maior no idioma e faz com que os estudantes estabeleçam ligações significativas com o mundo à sua volta tanto em seu idioma nativo quanto em outro idioma.

Como a Educação Bilíngue impacta o processo de aprendizagem?

O ensino dentro da escola bilíngue funciona de uma maneira específica, tendo um impacto significativo no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, dentro e fora da sala de aula.

Isso acontece porque o contato com um novo idioma logo durante a Educação Infantil e Básica faz toda a diferença para o desenvolvimento, uma vez que é considerado o momento mais proveitoso para o aprendizado. É neste período que as crianças têm uma capacidade de absorver o conhecimento e uma flexibilidade neurológica muito mais apurada do que os adultos.

Por isso, o processo de alfabetização somado ao aprendizado de um novo idioma pode prover uma educação muito mais rica, que proporciona uma série de benefícios para habilidades de comunicação interpessoal, interpretação de texto e até mesmo para a absorção de conceitos culturais distintos.

O estímulo à leitura também é parte integral do aprendizado bilíngue, pois permite a aquisição de um vocabulário mais diversificado, assim como é uma forma de introduzir os estudantes ao hábito extremamente saudável de ler por prazer e não por obrigação.

A soma de todos os fatores dentro do aprendizado bilíngue abre portas para que os estudantes se expressem de maneiras mais criativas e elaboradas, o que traz benefícios como a prática da autonomia e o desenvolvimento da educação socioemocional