Como acontece o processo de alfabetização e letramento no contexto bilíngue do colégio Aurum?

20/10/22 14:23

Nos primeiros anos de vida, as primeiras interações com o mundo à nossa volta acontecem por meio da fala. Assim, nascem os primeiros sons, as primeiras palavras e, mais tarde, tem início o processo de alfabetização.

Aprender a língua materna ocorre com maior naturalidade, já que a criança escuta o idioma o tempo todo. É por isso que, quanto antes tiver contato com o ensino bilíngue, mais fácil será dominar um segundo idioma.

Quer saber mais sobre como é feita e a importância da alfabetização em mais de um idioma logo no início da vida? Então continue a leitura e entenda a fundo esse assunto.

Confira neste conteúdo:

Alfabetização bilíngue na formação do ensino infantil
Como é o processo de alfabetização e letramento
Benefícios da educação bilíngue desde cedo
Fluência
Desenvolvimento cognitivo
Maior repertório cultural
Como ajudar na alfabetização em casa?
Conclusão

Alfabetização bilíngue no Ensino Infantil

Quando pequenas, as crianças aprendem por meio de estímulos, pela repetição e pela associação de palavras.

Assim passam a balbuciar as primeiras sílabas, depois palavras, até conseguirem formar pequenas frases.

Com o passar do tempo, a premissa segue sendo a mesma, o que muda é apenas a complexidade das palavras aprendidas.

O mesmo acontece com crianças que são expostas a outro idioma. Para o nosso cérebro, esse processo se torna ainda mais natural quando estamos construindo o nosso repertório.

Com base nisso, o processo de alfabetização na Educação Infantil bilíngue torna-se um processo similar ao letramento em português. A diferença é que, ao invés de ter apenas um jeito de se comunicar, as crianças expandem seu repertório cultural e vocabulário.

Como é o processo de alfabetização e letramento

De acordo com a neurociência, dos 2 aos 5 anos a criança produz uma quantidade maior de sinapses no cérebro, o que favorece a aquisição de um segundo idioma no mesmo nível de fluência da língua materna.

Crianças com idade entre 4 e 8 anos se encontram no chamado estágio intuitivo, ou seja, tornam-se mais curiosas com os fenômenos à sua volta.

Ou seja, na fase em que a criança está adquirindo a primeira língua de modo informal, pode aprender, da mesma maneira e ao mesmo tempo, a segunda língua também. Nesse momento chave, a alfabetização começa a ser posta em prática.

Seja com jogos ou desenhos, essa criança vai aprendendo sempre novas palavras para o seu repertório bilíngue. E o aprendizado vai muito além da sala de aula: ele acontece também nos momentos de lazer e socialização.

Privilegiamos essa fase com uma imersão dos alunos nas situações de comunicação em língua inglesa, correspondente a 80% do tempo que estiverem na escola.

Benefícios da educação bilíngue desde cedo

Aprender um novo idioma é algo sempre positivo para a inserção no mercado de trabalho e estabelecimento de uma comunicação satisfatória em outros países.

Mas, e para as crianças, por que oferecer a elas um ensino bilíngue? Para entender melhor os benefícios, separamos três pontos fundamentais na hora dessa tomada de decisão tão importante.

Confira agora como as diferentes etapas do processo de alfabetização no segundo idioma podem ajudar!

1. Fluência

Quanto mais cedo as crianças começarem a estudar e a praticar um novo idioma, mais significativo será o aprendizado, a assimilação das palavras e a segurança com a pronúncia.

Quando inserido na primeira infância, o ensino bilíngue, é fator decisivo para que os pequenos sejam capazes de chegar à adolescência e à fase adulta sentindo-se confiantes para se comunicar em mais de um idioma.

2. Desenvolvimento cognitivo

Quando aprendemos um novo idioma, o cérebro forma novas conexões e fortalece sinapses importantes. É como o exercício físico: quanto mais "exercitamos" nosso cérebro, mais forte e saudável ele se torna.

E quanto antes isso acontece, melhor. Isso porque as conexões neurológicas são mais maleáveis na infância. Quanto mais os anos passam, mais essas conexões se consolidam e mais desafiador fica aprender um novo idioma.

Segundo estudiosos como Bartoszek:

“Constatou-se que devido aos estímulos recebidos decorrentes de experiências vivenciadas pelas crianças nos primeiros anos de vida, algumas partes do cérebro podem ser modificadas”.

Durante a jornada, oferecemos novos desafios que estimulam o desenvolvimento cognitivo. Quanto mais estimulado ainda na infância, maior ele será e mais as bases aprendidas se manterão no futuro.