Importância dos estudos do meio para a expansão da visão de mundo

09/02/23 16:22

Ir ao museu e analisar as obras de um determinado movimento artístico. Visitar uma estátua e ler a biografia do seu autor. Passear por um parque procurando por plantas com características em comum. Todas estas situações são exemplos de estudos do meio.

Unindo teoria e prática, eles permitem que os estudantes tenham uma visão mais ampla do mundo à sua volta, utilizando para isto a curiosidade e a exploração dos mais diversos espaços geográficos.

Neste post, abordamos como essa iniciativa pedagógica pode contribuir para um desenvolvimento educacional mais abrangente, que contempla tanto a comunidade local da escola quanto permite que os estudantes tenham vivências acadêmicas internacionais.

O que você vai ver neste post:

O que são estudos do meio?

Os estudos do meio têm como objetivo a integração da teoria e da prática para aumentar e aprofundar o conhecimento sobre um determinado assunto. No entanto, para implementar um estudo do meio de maneira efetiva, é preciso seguir algumas etapas:

• Planejamento e definição do tema do estudo;
  • Coleta da autorização das famílias para levar os estudantes ao local escolhido;
  • Definição dos objetivos específicos e gerais da atividade;
  • Elaboração do caderno de campo, onde deverão ser anotadas as observações pertinentes ao estudo;
  • Pesquisa de campo interdisciplinar;
  • Divulgação dos resultados alcançados.

Mesmo hoje em dia, com a informação a apenas alguns cliques dos estudantes, é importante que eles tenham contato com o conhecimento externo e prático. Essa é uma prática que fomenta a curiosidade e que permite que construam o conhecimento por si próprios, ampliando a visão de mundo para além do ambiente escolar e do dia a dia.

Contudo, temos de lembrar que os estudos do meio não devem ser vistos simplesmente como um passeio de lazer. Embora o espaço geográfico seja diferente, as responsabilidades dos estudantes permanecem, sendo importante relembrar que eles devem ser incentivados a interagir com o espaço em que se encontram e com os colegas para a execução de suas atividades.

Assim, os estudos feitos em campo são destinados à experimentação e ao trabalho interdisciplinar, além do desenvolvimento de habilidades sociais. Eles incentivam ainda o trabalho em equipe, o respeito pelos colegas e pelo espaço geográfico em que estão presentes.

Qual a importância e sua metodologia?

Um dos fatores determinantes para a importância do estudo do meio está ligado diretamente ao valor pedagógico das atividades que vão promover a interação social e o senso de comunidade nos alunos.

Há uma grande variedade de opções de ambientes propícios para que os alunos possam dispor de atividades e ferramentas que contribuam para seu desenvolvimento.

Por exemplo, a utilização de espaços culturais para uma aula que seja dada fora da escola, além de proporcionar a experiência social, também servirá como um catalisador para a atenção dos alunos. Isso acontece porque os estímulos do mundo real são muito convidativos para a rotina escolar.

Alguns exemplos desses espaços são:

• Museus;
  • Teatros;
  • Monumentos históricos;
  • Parques;
  • Empresas;
  • Reservas naturais;
  • Fábricas;
  • Cooperativas de reciclagem.

Estes espaços - e tantos outros - podem ser visitados tanto local quanto globalmente.

As viagens internacionais podem ser oportunidades de grande valor para o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.

Assim, além de um senso de comunidade local, os alunos também passam a se familiarizar com costumes e culturas distintos dos seus.