A Educação Infantil vem passando por muitas mudanças desde a implantação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre essas mudanças, os direitos de aprendizagem e os campos de experiências são partes essenciais de uma nova organização do Ensino Infantil.
Levar as brincadeiras para dentro da sala de aula, algo que antes era visto com maus olhos, hoje é um prática muito bem vinda e saudável para o desenvolvimento das crianças dentro da escola.
Mas o que famílias e professores devem saber para integrar os campos de experiências de maneira construtiva? Confira em nosso post!
O que você vai ver:
Boa leitura!
Para entender como os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento na Educação Infantil estão ligados entre si, devemos ter em mente que os processos de aprendizagem, assim como outros diversos aspectos de nossas vidas cotidianas, estão em constante mudança.
Hoje, o ensino de crianças e adolescentes não está mais atrelado a conceitos antiquados baseados apenas na retenção do conteúdo da grade curricular. É aí que os campos de experiências da BNCC entram em cena. Principalmente, para garantir os 6 direitos de aprendizagem tão importantes para o desenvolvimento infantil. Conheça mais sobre eles:
"Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas". (BNCC, p. 38)
"Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais". (BNCC, p. 38)
"Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando". (BNCC, p. 38)
“Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia”. (BNCC, p. 38)
"Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens". (BNCC, p. 38)
"Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário". (BNCC, p. 38)
Veja também:
Os campos de experiências foram elaborados, principalmente, para prover um direcionamento mais assertivo ao planejamento pedagógico dos professores e instituições. Eles asseguram que os estudantes tenham acesso a tempo, espaço e liberdade para se expressar, da mesma forma que apoiam os professores no acompanhamento de seus alunos durante toda a jornada escolar.
Assim, as atividades passam a estar muito mais alinhadas com os interesses e necessidades dos alunos, o que possibilita uma vivência muito mais educativa dentro e fora da escola.
Os campos de experiências são as vivências distintas que cada criança passará durante sua jornada escolar, desde as interações com os colegas até a convivência com situações que os permitam explorar, pesquisar, se mover e usar de sua imaginação para chegar às soluções de suas atividades dentro e fora da sala de aula.
Cada um dos campos de experiências conta com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento distintos. Assim, temas e matérias, habilidades e objetos de conhecimento diversos serão as prioridades de cada uma das etapas de aprendizado.
É papel da escola garantir que os alunos tenham acesso às novas competências previstas na BNCC, pois é através da nova base curricular que a educação estará promovendo uma mudança positiva não apenas na formação dos alunos, mas também na construção do senso crítico e de cidadania.
Dando prioridade ao aprendizado das noções de atitude, de respeito e responsabilidade, que serão trabalhadas logo durante os 5 primeiros anos de vida, a BNCC especifica que os campos de experiências para a Educação Infantil garantem toda a base e o apoio necessários para que as crianças possam aprender e se desenvolver de forma construtiva e relevante para a formação de caráter.
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