O que são os direitos de aprendizagem e os campos de experiências

23/02/23 17:13

A Educação Infantil vem passando por muitas mudanças desde a implantação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre essas mudanças, os direitos de aprendizagem e os campos de experiências são partes essenciais de uma nova organização do Ensino Infantil.

Levar as brincadeiras para dentro da sala de aula, algo que antes era visto com maus olhos, hoje é um prática muito bem vinda e saudável para o desenvolvimento das crianças dentro da escola.

Mas o que famílias e professores devem saber para integrar os campos de experiências de maneira construtiva? Confira em nosso post!

O que você vai ver:

Os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento na Educação Infantil

Para entender como os direitos de aprendizagem e o desenvolvimento na Educação Infantil estão ligados entre si, devemos ter em mente que os processos de aprendizagem, assim como outros diversos aspectos de nossas vidas cotidianas, estão em constante mudança.

Hoje, o ensino de crianças e adolescentes não está mais atrelado a conceitos antiquados baseados apenas na retenção do conteúdo da grade curricular. É aí que os campos de experiências da BNCC entram em cena. Principalmente, para garantir os 6 direitos de aprendizagem tão importantes para o desenvolvimento infantil. Conheça mais sobre eles:

Os 6 direitos de aprendizagem

1. Conviver

"Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas". (BNCC, p. 38)

2. Brincar

"Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais".  (BNCC, p. 38)

3. Participar

"Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando". (BNCC, p. 38)

4. Explorar

“Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia”.  (BNCC, p. 38)

5. Expressar

"Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens". (BNCC, p. 38)