O que são inteligências múltiplas e qual sua importância na personalização do ensino

Colégio Aurum
12/01/23 16:00

Que todo ser humano é único, nós já sabemos. Mas a existência das inteligências múltiplas pode ser novidade pra muita gente!

Entenda agora como a personalização do ensino e o cuidado com a individualidade de cada estudante é importante para decifrar sua área de domínio, compreender suas aptidões e possibilitar a potencialização delas, além de possibilitar a personalização do ensino. 

Confira neste post os tipos de inteligências múltiplas.

Confira neste post:

Boa leitura!

O que é a teoria das inteligências múltiplas? 

A teoria das inteligências múltiplas defende que o cérebro humano possui 9 diferentes tipos de inteligência, que podem ser estimulados ou não ao longo do desenvolvimento. Essa teoria foi criada pelo psicólogo estadunidense Howard Gardner, que começou a questionar o método tradicional de medida da inteligência, o QI (Quociente de Inteligência).

Assim, ao longo de toda nossa vida e, principalmente, na fase escolar, é fundamental termos acesso a atividades e desafios que incentivem as mais diversas inteligências e reforcem nossas aptidões naturais. 

Isso será refletido no futuro, como, por exemplo, no momento de escolha da profissão.

Defendendo que somos diversos, Gardner conseguiu criar uma lista de áreas que poderiam ser dominantes em diferentes indivíduos, sendo elas:

  • Inteligência Musical;
  • Inteligência Espacial;
  • Inteligência Existencial;
  • Inteligência Linguística;
  • Inteligência Intrapessoal;
  • Inteligência Interpessoal;
  • Inteligência Naturalística;
  • Inteligência Lógico-matemática;
  • Inteligência Corporal-cinestésica.

Inteligência humana: qual é a definição?

Segundo Jean Piaget, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, a inteligência humana é definida como um “conjunto de operações vivas e atuantes" e "uma forma de equilíbrio a que tendem todas as estruturas”.

Para Piaget, é importante o cuidado com o processo e a atenção com as diferentes etapas no desenvolvimento infantil.

Vale ressaltar que as inteligências não são um dom. Precisam de atenção e de ambientes favoráveis para que possam ser desenvolvidas. 

Por exemplo, alguém que possui  inclinação para a música, se não receber estímulos  para desenvolver-se por meio de prática e estudo, não conseguirá progredir com esta habilidade. Há pessoas que nem chegam a descobrir que possuem uma facilidade específica por não terem recebido os incentivos adequados durante seu crescimento.

Veja também: 

Quais são as 9 inteligências múltiplas? 

Conheça os diferentes tipos de inteligência listados por Gardner!

Musical

Ligada à criatividade e sensibilidade auditiva, a inteligência musical diz respeito à habilidade de produzir e reproduzir sons por meio de instrumentos, identificar diferentes timbres, tons e notas.

Pessoas com esse tipo de inteligência têm uma maior percepção rítmica e mais facilidade para dominar instrumentos musicais de maneira autodidata. 

Relaciona-se com a criatividade, uma vez que a música  é também uma forma de expressão, desde a composição até a performance.

Pode ser treinada e desenvolvida quando a criança é inserida em um ambiente que proporcione o aprofundamento de conhecimentos, sejam eles teóricos ou práticos. No Colégio Aurum, as aulas de música fazem parte da grade curricular!

Espacial

A segunda inteligência é a espacial.

Neste caso, o sujeito tem facilidade para a organização e construção de ambientes, além de boa orientação e compreensão de mapas e caminhos.

Os arquitetos, por exemplo, trabalham essa habilidade utilizando um forte senso de harmonização e criação de imagens, transferindo da sua mente para o papel e do papel para a vida real. Utilizamos esta inteligência ao lidar com escalas, distribuição de objetos em espaços, GPS e navegação e ao dirigir, entre outras atividades.

Quando estimuladas desde cedo, melhor preparadas as crianças estarão ao desempenharem estas atividades na vida adulta.

Existencial

Como o próprio nome sugere, a inteligência existencial está atrelada a questões mais profundas da psique humana e a questões filosóficas.

Exigindo um teor reflexivo acerca de diferentes assuntos, aqueles que possuem maior aptidão para esta inteligência costumam apreciar assuntos mais intelectualizados, que demandam o uso não só do senso crítico como também da flexibilidade de análise.

Oferecer uma abordagem que conduza os estudantes a pensar além dos paradigmas já estabelecidos é um dos compromissos da metodologia do Colégio Aurum.

Linguística

A inteligência linguística diz respeito à capacidade e domínio da linguagem e  oratória.

Ela se relaciona com a habilidade de relatar fatos ou discorrer sobre assuntos com segurança e autoridade. Também trabalhamos esta inteligência ao escrever, ler e falar.

É comum que pessoas com domínio dessa inteligência estejam inseridas em profissões tidas como da área de humanas como, por exemplo, jornalistas, políticos, advogados e escritores.

A aptidão linguística também está ligada ao aprendizado de idiomas. No Colégio Aurum, a educação bilíngue oferecida desde cedo contribui para o fortalecimento desta inteligência.

Intrapessoal

A inteligência intrapessoal diz respeito ao autoconhecimento.

Ela está relacionada com a autoconsciência, autoconfiança, autorregulação e autoimagem. Ao desenvolver esta inteligência, a criança aprende  a identificar e a regular os próprios sentimentos, fortalecendo o desenvolvimento do equilíbrio emocional.

A tomada de decisões se torna mais segura e assertiva quando investimos na inteligência intrapessoal. Atividades como meditação, yoga e pintura são alguns exemplos que ajudam a aprimorar este tipo de inteligência e o autoconhecimento.

Interpessoal

Sendo uma das soft skills mais demandadas no mundo corporativo, a inteligência interpessoal, diferente da citada anteriormente, está ligada à capacidade do sujeito de lidar com as pessoas à sua volta de maneira empática.

Aqueles que possuem inclinação para esta inteligência ou buscam desenvolvê-la tendem a ser mais flexíveis e adaptáveis de acordo com o ambiente em que estão inseridos, além de possuir uma intuição e um feeling importantes para criar relações.

Essa leitura mais assertiva acerca da personalidade das outras pessoas costuma ser inspiradora e possibilita um desenvolvimento de liderança maior.

Naturalística

Ligada a um bom desenvolvimento na área biológica, estudantes com esse tipo de inteligência geralmente criam, desde pequenos, uma forte relação positiva com animais e plantas.

Com isso, destacam-se profissões como: biólogos, engenheiros ambientais, agrônomos e engenheiros florestais, entre outros setores que se relacionam diretamente com a natureza.

O respeito pelo meio ambiente está presente em todo o Colégio Aurum, em seus 40 mil metros quadrados de área, uma vez que dentro dos seus limites se encontra parte de uma reserva natural. 

Assim, podemos trazer um pouco da exuberância da Serra do Japi, patrimônio histórico, artístico, arqueológico e turístico do Estado de São Paulo, para um contato direto com os estudantes.

Lógico-matemática

Uma das inteligências mais reconhecidas ao longo da evolução humana, ela tem como principal traço a capacidade de assimilação e resolução de problemas, sejam eles com números, dados ou informações, que possibilitem a criação de um método para sua resolução.

Aqui, encaixam-se profissionais como matemáticos, engenheiros, físicos e outros.

Pessoas que possuem esta inteligência em destaque tendem a demonstrar maior aptidão para soluções práticas.

A Aprendizagem Baseada em Projetos, metodologia ativa utilizada no Colégio Aurum, encoraja o saber lógico-matemático através da busca pela resolução de problemas reais.

Corporal-cinestésica

Movimento é a palavra chave para entendermos essa inteligência.

A corporal-cinestésica está ligada a habilidades físicas e à realização de expressões com o corpo.

Seja com dança ou esportes, nessa área, o fomento a diferentes práticas na rotina estudantil é um divisor de águas.

Para estimular esta inteligência, o Colégio Aurum conta com aulas de educação física e opções esportivas no After School.

Desenvolva as inteligências dos seus filhos no Aurum!

Já deu pra perceber quais as inteligências predominantes no seu filho? E quais ele poderia ser mais incentivado a desenvolver? Agora só falta proporcionar o ambiente certo para isso!

A escolha não poderia ser mais fácil: o Colégio em Jundiaí Aurum, oferece o melhor ensino bilíngue em tempo integral de Jundiaí, com as mais modernas metodologias de ensino e parceiros renomados nacional e internacionalmente. 

Os estudantes são preparados para o mundo e têm suas competências e habilidades valorizadas, além da individualidade respeitada. 

Para uma formação integral, tão importante quanto as inteligências múltiplas, são as competências socioemocionais. 

Quer conhecer e entender como elas são desenvolvidas na escola? Clique abaixo!

Entenda o que são as Competências socioemocionais!

Sem comentários ainda

Deixe-nos saber o que você pensa