Glocalização: a união do global e do local no aprendizado

26/01/23 16:00

Você já ouviu falar em glocalização? Esse é um termo relativamente novo e que, apesar da sua semelhança com “globalização”, na verdade, propõe uma nova maneira de encarar as velozes mudanças globais.

Para entender melhor as semelhanças e diferenças entre glocalização e globalização, preparamos este artigo para discutir a relevância do tema para o mundo de hoje e para a  educação.

O que você vai ver neste post:

O que é glocalização?

A globalização é um processo que vem crescendo e se atualizando desde as expansões marítimas do final do século XV... Hoje, em apenas poucos cliques, temos acesso às mais diversas informações e acontecimentos de todas as partes do mundo. Isso gerou uma interação muito mais dinâmica entre culturas diferentes.

A glocalização é um conceito novo, que une as palavras global e local para denominadas interações multiculturais entre marcas, pessoas e instituições.

O objetivo principal da glocalização é incentivar um processo de internacionalização que ainda valorize o que é tradicionalmente local. É globalizar sem deixar de lado características que tornam cada cultura única. Ou seja, expandir os horizontes para uma perspectiva global de mundo, mas, ainda assim, ter ciência da importância dos costumes e tradições culturais de um local específico.

Partindo desse pressuposto, a glocalização está relacionada a um senso de autoconsciência cultural de cada região, sempre considerando o “global mindset”, sem deixar de lado aquilo que torna cada região e cada cultura únicas e especiais, como a ancestralidade, as histórias e as tradições.

Assim, a preservação daquilo que é local e tradicional passa também a ter relevância nas discussões a nível internacional, pois a glocalização visa à promoção da diversidade, entendendo que proteger a identidade regional é o que torna a expansão cultural mais rica.

Glocalização na educação

Na educação, a glocalização tem um papel instrumental de aprimorar os processos de aprendizagem e trazer para a sala de aula metodologias inovadoras que se comuniquem melhor com o perfil dos estudantes de hoje.

Entendemos a glocalização como perspectiva de mundo. E aplicamos este pilar na educação, em que o processo de ensino precisa ser relevante para os alunos e levar em conta seus interesses pessoais, além da realidade digital contemporânea.

Para garantir uma educação de qualidade, que seja, de fato, glocal, as escolas devem repensar suas propostas pedagógicas, pois os métodos antigos não têm mais o mesmo efeito. Já que o mundo mudou drasticamente nos últimos vinte anos, a educação tem de se reinventar e evoluir para acompanhar os paradigmas da sociedade atual.

Um exemplo disso é a inclusão das novas tecnologias na sala de aula. Algo que antes era visto com maus olhos por parte dos pais e dos educadores, hoje, é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento dos alunos em um mundo cada vez mais conectado virtualmente.

A gamificação também é um fenômeno que encontrou seu lugar na sala de aula. O uso de jogos de computador dentro das escolas que, antes, era um tabu, hoje, é incentivado, desde que seu uso esteja alinhado com o ensino de competências relevantes e que agregue valor aos estudantes. Por exemplo, o ensino de codificação, o exercício do trabalho em equipe e a introdução de novas tecnologias. Para tanto, contamos com parceiros renomados, como Árvore e Educacross.

O papel da glocalização dentro do universo da educação é permitir que o mundo acadêmico adentre a realidade dos alunos provido de uma linguagem e abordagem que seja, de fato, interessante para eles. Assim, a curiosidade natural é instigada e o espaço necessário para aprender é criado.