Benefícios da tecnologia na escola

09/03/23 15:48

A mentalidade dos jovens hoje já não é a mesma de anos atrás. Por isso, as novas metodologias de ensino precisam acompanhar a evolução dos tempos. O papel da tecnologia na escola ganhou destaque como uma ferramenta facilitadora nos processos de aprendizagem, mas quais são os reais benefícios?

Hoje, a tecnologia no ambiente escolar é um dos elementos mais essenciais para promover o ensino inovador e pertinente às necessidades dos alunos que já nasceram inseridos em um mundo totalmente conectado e mais dinâmico em comparação ao que conhecemos no passado.

Neste post, vamos discutir quais os benefícios e a importância da tecnologia na escola, e como ela pode tornar a jornada de aprendizagem de cada aluno muito mais significativa. Vamos lá?

O que você vai ver:

Como a tecnologia pode ser uma aliada na aprendizagem

No passado, o uso da tecnologia na educação era visto com certo receio, até mesmo porque computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos eram encarados como distrações nem um pouco bem-vindas para o ambiente escolar.

Contudo, muito mudou nas últimas duas décadas, em razão do boom tecnológico que impactou a maneira como nos relacionamos, comunicamos e interagimos com o mundo à nossa volta. E os impactos que essa mudança trouxe para nossas vidas também se aplicam à educação.

Hoje, a tecnologia faz parte de nossas vidas cotidianas - e para crianças e adolescentes não é diferente. Logo, ignorar esse aspecto tão presente na rotina de todos seria um enorme desserviço aos estudantes. Afinal, eles já nasceram conectados e não conheceram o mundo sem a internet.

É possível considerar a tecnologia na escola e no ensino moderno como aliada, inserindo conteúdos mais interativos e que sejam atrativos para os alunos, tornando as abordagens mais lúdicas e as atividades mais dinâmicas.

A tecnologia faz parte da vida

Como discutimos anteriormente, é inviável (e praticamente impossível) desassociar a tecnologia cotidiana da vida das pessoas. Na educação,sabemos que as aulas expositivas não são as que trazem os melhores resultados para o aprendizado.

Nos dias de hoje, usar as facilidades e as ferramentas práticas que as novas tecnologias oferecem é uma forma extremamente construtiva de engajar os alunos a encontrarem as soluções para os problemas propostos em sala de aula.

Vale ainda ressaltar que o uso da tecnologia não está restrito ao ambiente escolar, já que hoje em dia todos estamos cercados de dispositivos que foram criados justamente para facilitar nossas vidas. Dentro desse novo paradigma, a educação deve sim levar em consideração de que a maneira como vivemos mudou, e, por consequência, o ensino teve de evoluir para proporcionar um processo de aprendizagem muito mais rico e pertinente ao mundo real.

Assim, os alunos podem contar com um senso de identificação mais forte entre suas atividades escolares e as demais experiências de suas vidas. Essa aproximação mais relevante para suas visões de mundo permite que metodologias mais focadas na resolução de problemas de formas práticas tenham maior impacto.

Boas práticas do uso da tecnologia na escola e seus benefícios

Citamos até agora o impacto positivo que o uso das tecnologias tem dentro dos ambientes escolares e a sua relação com o dia a dia dos alunos, mas, além disso, temos de pontuar algumas das vantagens práticas que a utilização dessas tecnologias pode trazer para a rotina escolar. Conheça 4 delas:

1. Mais organização:
    Hoje existem várias ferramentas que permitem que tanto professores quanto estudantes se organizem melhor e de maneira integrada quanto à execução e entrega de atividades escolares.
  2. Mais suporte nas aulas de idiomas:
    Nas disciplinas de idiomas e na educação bilíngue em geral, a pronúncia conta muito, mas pode ser um desafio para alguns alunos. Existem ferramentas voltadas especificamente para oferecer esse apoio à solução de dúvidas quanto à pronúncia ou estruturas gramaticais.
  3. Integração de ferramentas de apoio:
    Nem sempre o professor estará disponível para atender um aluno que esteja enfrentando alguma dificuldade em um determinado momento. Por isso, o uso de uma ferramenta onde o aluno possa consultar suas dúvidas é extremamente valioso. Além de sanar dúvidas, o aluno também estará exercitando sua autonomia ao buscar as possíveis soluções de maneira proativa.
  4. Plataformas de discussão:
    Ter acesso a uma plataforma integrada e que viabilize discussões através dos ambientes virtuais é uma maneira lúdica de engajar os alunos a serem mais participativos em debates e de fomentar o pensamento crítico na hora de formular opiniões e argumentos.

Conheça os parceiros do Colégio Aurum

O Colégio Aurum se orgulha em contar com parceiros que contribuem de maneira significativa  para o desenvolvimento dos estudantes tanto dentro quanto fora da escola. Seja através da disponibilização de ferramentas tecnológicas para serem usadas nas aulas ou com outros materiais destinados para artes manuais e o estímulo da criatividade.

Contamos com o apoio de parceiros renomados nacional e internacionalmente, tais como:

• Fieldwork Education;
  • Educacross;
  • Cambridge University Press;
  • Árvore;
  • Savvas Learning Company;
  • Google for Education;
  • Projeto Presente (Editora Moderna);
  • Faber-Castell.

Além disso, também utilizamos produtos e tecnologias Apple, focando sempre na implementação de ferramentas e dispositivos que sejam altamente relevantes e funcionais em nossas aulas.

Quer proporcionar uma educação muito mais completa para seu filho, que poderá contar com as melhores ferramentas tecnológicas na sua formação? Faça já a matrícula no Colégio Aurum!Matricule seu filho no Aurum em Jundiaí!