Você já se perguntou como funciona uma escola bilíngue? Afinal, com todas as recentes mudanças no ensino em nosso país, como as escolas bilíngues podem oferecer o foco necessário no currículo brasileiro previsto pela BNCC?
Neste post, vamos falar sobre como é possível uma escola estar totalmente alinhada com as diretrizes do ensino nacional e ainda promover uma educação bilíngue ativa, que preza pelo desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e socioemocionais.
O que você vai ver:
Boa leitura!
Há muito tempo, as tradicionais aulas de inglês fazem parte do currículo escolar. Afinal, o aprendizado de um segundo idioma é indispensável para o mundo globalizado e hiperconectado em que vivemos hoje. Entretanto, simplesmente ter aulas de inglês inseridas no calendário escolar não caracteriza um sistema bilíngue.
Essas aulas não proporcionam um contato realmente significativo com o idioma, principalmente por oferecerem carga horária de apenas uma ou duas vezes na semana, ou seja, de aproximadamente 2 a 4 horas. Já no Ensino Bilíngue, a média é de 9 horas por semana e, no Colégio Aurum, um grande diferencial são as 19 horas semanais para as aulas totalmente ministradas em língua inglesa, além dos momentos de lazer e socialização.
Tudo isso permite uma imersão muito maior no idioma e faz com que os estudantes estabeleçam ligações significativas com o mundo à sua volta tanto em seu idioma nativo quanto em outro idioma.
O ensino dentro da escola bilíngue funciona de uma maneira específica, tendo um impacto significativo no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes, dentro e fora da sala de aula.
Isso acontece porque o contato com um novo idioma logo durante a Educação Infantil e Básica faz toda a diferença para o desenvolvimento, uma vez que é considerado o momento mais proveitoso para o aprendizado. É neste período que as crianças têm uma capacidade de absorver o conhecimento e uma flexibilidade neurológica muito mais apurada do que os adultos.
Por isso, o processo de alfabetização somado ao aprendizado de um novo idioma pode prover uma educação muito mais rica, que proporciona uma série de benefícios para habilidades de comunicação interpessoal, interpretação de texto e até mesmo para a absorção de conceitos culturais distintos.
O estímulo à leitura também é parte integral do aprendizado bilíngue, pois permite a aquisição de um vocabulário mais diversificado, assim como é uma forma de introduzir os estudantes ao hábito extremamente saudável de ler por prazer e não por obrigação.
A soma de todos os fatores dentro do aprendizado bilíngue abre portas para que os estudantes se expressem de maneiras mais criativas e elaboradas, o que traz benefícios como a prática da autonomia e o desenvolvimento da educação socioemocional.
Veja também:
Listamos abaixo alguns benefícios da Educação Bilíngue que valem ser ressaltados, tais como:
Uma das principais vantagens do ensino bilíngue é a de proporcionar às crianças novas maneiras de encarar problemas e desafios.
Isso impacta diretamente o desenvolvimento cognitivo e criativo, tornando-as mais proativas e resilientes em suas responsabilidades dentro e fora da escola.
O domínio de um novo idioma abre um leque de possibilidades de conhecimento muito maior. Uma delas é o enriquecimento cultural, que traz a oportunidade de uma nova perspectiva sobre o mundo, convidando os estudantes a explorar e conhecer novos costumes e tradições.
O aprendizado de um novo idioma oferece todo um novo vocabulário e formas de expressão que permitem aos estudantes a chance de exercitar sua autonomia na hora de se expressar verbalmente, melhorando a comunicação interpessoal e aumentando a capacidade de sentir empatia.
O domínio e a fluência de um novo idioma podem ser adquiridos mais facilmente durante a infância, uma vez que nesta fase a criança produz uma quantidade maior de sinapses no cérebro, favorecendo a aquisição de um segundo idioma no mesmo nível de fluência da língua materna.
No Aurum, privilegiamos esta fase com uma imersão nas situações de comunicação em língua inglesa correspondente a 80% do tempo escolar. Vale ressaltar também que aqueles já fluentes em um segundo idioma possuem mais facilidade em aprender um terceiro e assim por diante.
Ser bilíngue é um trunfo para quem gosta ou precisa viajar para outros países, seja a trabalho ou lazer.
Isso é talvez um dos fatores mais importantes no aprendizado de um novo idioma logo no início da vida, pois é uma forma de expandir os horizontes em termos de perspectiva de mundo e senso de pertencimento.
Além das viagens, a fluência em um segundo idioma também pode ser útil para a compreensão de diversos produtos culturais como livros, séries, filmes, músicas e muitos outros.
Para saber mais sobre o Ensino Bilíngue do Colégio Aurum, acesse o site e agende sua visita!