Profissões do futuro na educação: como preparar as crianças?

17/11/22 15:41

Muito se discute sobre as profissões do futuro, mas você sabe como preparar seu filho para este cenário próximo?

Um ensino de qualidade pode possibilitar mais sucesso e flexibilidade ao longo de toda a vida profissional.

Sabendo disso, preparamos um conteúdo especial. Confira!

Confira neste conteúdo:

Mudanças no mercado de trabalho junto ao avanço da tecnologia

Com o advento da tecnologia, a forma de nos comunicarmos mudou. A maneira como recebemos notícias de todo mundo e o jeito que interagimos também foram transformados.

É possível notar uma mudança significativa em diversos aspectos da nossa vida, inclusive no mercado de trabalho.

Hoje, as profissões estão cada vez mais tecnológicas e relacionadas com o mundo que nos rodeia.

Por exemplo, empresas que atuam em um modelo 100% home office, migrando todos os seus serviços para o meio digital, com investimento em armazenamento na nuvem para realização de suas atividades.

Há pouco mais de 20 anos, essa não parecia uma opção viável para a maioria das organizações.

Mas, conforme a tecnologia avança, novos caminhos se abrem e aqueles que estão preparados para investir nesse futuro, decolam.

Qual é a estimativa para as profissões do futuro

Com esse avanço, agora é possível pensar grande e em um fato lógico, que já é notado com o passar do tempo.

Muitas profissões que hoje existem, não existiam anos atrás. Logo, a tendência é que profissões que conhecemos também sejam extintas ou modificadas.

Por exemplo, não se ouve mais falar em telefonista, profissional responsável por fazer a ligação entre uma pessoa e outra através do telefone. Hoje, essa tarefa está defasada porque a tecnologia avançou o suficiente para isso.

Outro exemplo são os leiteiros, entregadores que passavam diariamente para abastecer as casas com vidros de leite. Isso te lembra algo? Pois é, os entregadores de delivery fazem esse trabalho on demand, assim como os leiteiros, mas com a ajuda da tecnologia.

Com base nisso, é notável que as profissões do futuro tendem a dar ênfase na questão tecnológica, seja para o seu desenvolvimento ou para o trabalho ligado a novas ferramentas.