Família e educação: acompanhamento familiar é fundamental para o bom desempenho escolar

08/12/22 16:00

Quando falamos em educação , família e escola  devem andar lado a lado. Isto porque, o bom desempenho das crianças depende de uma relação de parceria entre os dois ambientes, que se complementam para garantir que a melhor educação possível seja oferecida dentro e fora da escola.

É simples: a educação de casa impacta no comportamento em sala de aula, que por sua vez está diretamente relacionado com o desenvolvimento socioeducacional dos estudantes.

Para entender melhor sobre esse assunto, continue a leitura e entenda como essa relação deve ser fortalecida em prol do desenvolvimento intelectual, social e emocional dos seus filhos, desde os primeiros anos da Educação Infantil!

Confira neste blog:

Por que a relação entre família e escola é tão importante?

É comum que muitos pais acreditem que o dever de educar as crianças é única e exclusivamente da escola, mas na prática não é bem assim.

Segundo Heloisa Szymanski, família e educação escolar devem ser complementares para o sucesso acadêmico das crianças e jovens.

O primeiro e principal contato das crianças com o mundo ocorre em casa.. Já  na escola, elas exploram diferentes vivências e universos.

Juntas, escola e família podem contribuir  para desenvolver as competências socioemocionais das crianças.

Rotina escolar na Educação Infantil

A criação de uma rotina é um jeito eficiente de ensinar às crianças a importância da responsabilidade, organização e de trazer mais segurança e estabilidade para seu dia a dia.

A rotina, que já existe na escola, deve ser estendida para dentro de casa para que a criança possa organizar seu dia com períodos destinados às responsabilidades, brincadeiras e descanso, três pilares fundamentais para um crescimento saudável.

Benefícios da boa relação entre família e escola

Para entender melhor essa relação extremamente importante entre família e escola na Educação Infantil, confira 2 benefícios claros que acontecem quando esta parceria é realizada com sucesso!

Aumento do esforço e rendimento

Quando assistidas em casa e na escola, a tendência é que as crianças se sintam mais envolvidas com o assunto e motivadas com seus estudos.

Em casa, com um responsável acompanhando sua evolução, a criança começa a entender a educação como uma rotina, não como algo eventual nos seus dias.

Isso também inclui o acompanhamento nas reuniões escolares e nas conversas de alinhamento com pedagogos, coordenadores e orientadores educacionais da instituição.