A principal função de uma instituição de ensino é promover o desenvolvimento social e intelectual dos seus estudantes e, para isso, novos métodos são estudados constantemente. A Aprendizagem Baseada em Projetos é um deles, mas do que se trata na prática?
Compreender a metodologia de ensino que a escola dos seus filhos utiliza faz toda diferença na hora de entender se ela é qualificada para formar cidadãos cada vez mais ativos na sociedade.
Para te ajudar nisso, preparamos um conteúdo incrível para você. Continue a leitura e saiba mais sobre sua aplicação no plano de aula desde a Educação Infantil!
Confira neste blog:
O que é e como surgiu a Aprendizagem Baseada em Projetos?
Como funciona a Aprendizagem Baseada em Projetos?
Benefícios da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos;
Captação da atenção;
Aprofundamento no assunto estudado;
Criação de agentes ativos;
Escolha a ABP para seus filhos.
Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP ou Project Based Learning - PBL) é um exemplo do que conhecemos como metodologias ativas de ensino. Ela é utilizada para atrair a atenção dos alunos e aproximá-los das questões de acordo com o contexto em que estão inseridos.
Proposta pelo estudioso John Dewey, a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos chegou ao Brasil por meio de Anísio Teixeira, na década de 1930.
Na prática, uma aula com base na Aprendizagem Baseada em Projetos é estruturada a partir de estudos de caso que levam em conta os interesses dos estudantes, além de temas atuais e relevantes.
Saem as aulas expositivas, onde o professor detém todo o conhecimento, e surgem aulas onde o educador apresenta um problema e cabe aos estudantes identificar os conteúdos que precisam aprender para solucioná-lo.
Neste contexto, a função do professor é facilitar discussões e oferecer suporte para que os estudantes encontrem esse caminho com autonomia. O docente está presente durante todo o processo com a turma, tirando dúvidas e coordenando as discussões.
O que vemos hoje nas melhores instituições de ensino é a prática dessa teoria sendo aplicada para os mais diferentes públicos, desde crianças nas primeiras séries escolares da educação infantil até mestrados e doutorados.
Segundo o psiquiatra William Glasser, a aprendizagem desperta sensorialmente diferentes áreas do cérebro e, quanto mais profunda a interação, mas fácil será a compreensão e assimilação dos assuntos.
Para ilustrar este processo, ele criou o que conhecemos hoje como pirâmide de aprendizagem de Glasser, que possui a seguinte estrutura:
Absorção do conteúdo na Aprendizagem passiva:
Absorção do conteúdo na Aprendizagem ativa:
Com base nisso, podemos perceber que a aprendizagem ativa, como ocorre na Aprendizagem Baseada em Projetos, demonstra ser muito mais efetiva para o processo de desenvolvimento intelectual e, consequentemente, social.
Para atingir o máximo de aprendizagem, as estratégias utilizadas variam, mas imaginemos o seguinte cenário de projetos escolares:
Para explicar às crianças sobre matemática básica, o professor número 1 pode adotar um modo mais automático e menos intuitivo, explicando sobre como os números funcionam e ensinando a tabuada para os pequenos.
Mas o professor número 2 resolve dinamizar sua aula e trazer laranjas para a sala, instigando as crianças a resolverem contas com base no objeto escolhido para atrair a atenção de todos.
De forma natural, os pequenos estão muito mais dispostos a conversar, discutir e resolver o problema de forma sensorial, tocando e conversando a respeito com seu grupo de colegas.
Assim funciona a metodologia ABP. Seu uso pode ser ampliado para discussões em sala e muito mais!
Você pode se perguntar: quais os benefícios da ABP? Bom, vamos te explicar agora mesmo 3 excelentes respostas para isso, confira!
Como vimos no exemplo citado, é mais interessante trabalhar com algo tangível e capaz de atrair a atenção dos estudantes do que simplesmente explicar a teoria. Assim, a assimilação fica mais interessante e efetiva.
Nós vivemos em uma era onde tudo compete pela nossa atenção, seja um vídeo, uma imagem brilhante, um som, etc. Logo, o desafio da sala de aula é ganhar a atenção dos alunos e trazê-los para mais perto, desafiando-os e trabalhando de maneira mais lúdica.
A Aprendizagem Baseada em Projetos coloca os interesses dos estudantes no centro da proposta, incentivando a autonomia e fazendo com que eles assumam um papel de protagonistas pelo próprio aprendizado.
O segundo benefício é possibilitar que os discentes consigam compreender os conteúdos em um ritmo mais rápido e de maneira aprofundada.
O pensamento crítico é uma competência fundamental para o desenvolvimento individual das crianças.
Com questões a serem constantemente solucionadas, elas ficam cada vez mais propensas a buscar referências e informações confiáveis e aprendem a pesquisar para encontrar respostas e alternativas para os problemas recebidos.
O que é notado em escolas onde o modelo tradicional passa a ser menos utilizado é a transformação dos estudantes de agentes passivos e pouco interativos em alunos ativos, questionadores e cada vez mais dispostos a decifrar os problemas apresentados em sala de aula.
A constância da metodologia pode tornar esses jovens cada vez mais independentes, autônomos e questionadores, qualidades indispensáveis para o desenvolvimento de indivíduos confiantes em sua capacidade de resolver problemas e sem medo de enfrentar desafios.
Com base no que vimos ao longo desse post, fica claro como a ABP é benéfica para o desenvolvimento intelectual e social das crianças e jovens.
Assim, na hora de procurar a escola perfeita, é sempre importante entender como o ensino oferecido pode ajudar seus filhos a se destacarem e a desenvolverem habilidades e competências essenciais para o mundo atual.
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Até logo!