Você já ouviu falar em competências socioemocionais?
Mesmo se tratando de algo subjetivo, esse tipo de habilidade pode ser ensinado e exercitado nas crianças ainda nos primeiros anos escolares.
É com o acesso à escola que as crianças são expostas a novas situações: amizade, responsabilidade, desafios e muito mais. Por isso, é nessa fase que o ensino pode impactar positivamente o desenvolvimento dos pequenos.
O desenvolvimento socioemocional já faz parte da rotina dos estudantes no colégio Aurum, mas você sabe como funciona esse tipo de prática educacional?
Para te ajudar a compreender melhor esse assunto tão importante para a educação do seu filho, confira o conteúdo do nosso blog e fique por dentro!
Confira neste post:
O que se enquadra como competência socioemocional?
Por que é tão importante desenvolver as competências socioemocionais?
5 Benefícios do desenvolvimento socioemocional
Melhor controle das emoções
Desenvolvimento da habilidade de comunicação
Interação com o mundo a sua volta
Melhora da autoestima
Pensamento crítico
Como a escola pode colaborar no desenvolvimento sociemocional?
Escolha o melhor colégio para seu filho!
Boa leitura!
Sobre as competências socioemocionais, exemplos excelentes são:
Todas elas dizem respeito a características abstratas e que são inerentes a cada indivíduo. A boa notícia? Todas podem ser desenvolvidas e estimuladas ao longo da vida, especialmente durante a infância.
Aí está a diferença: quando desenvolvemos essas competências, nossa relação conosco e com o outro é transformada.
Mas, quais os benefícios para além dos relacionamentos interpessoais? Para entender isso, vamos para a teoria!
Está se perguntando “por que é tão importante desenvolver as competências socioemocionais”? Te explicaremos agora!
Segundo o economista e grande estudioso no assunto, James Heckman, as competências socioemocionais estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento cognitivo das crianças.
Ou seja, para que a criança possa se desenvolver completamente, é preciso trabalhar muito além de notas e QI, indo para o campo subjetivo onde aspectos como a comunicação e empatia, por exemplo, são necessários para criar vínculos e relações saudáveis.
Para Heckman, a chave para o sucesso financeiro de toda sociedade está atrelado ao incentivo das competências socioemocionais ainda nos primeiros anos educacionais, do 0 aos 6 anos.
Assim, valorizar esse tipo de educação pode abrir caminhos para o seu filho. Proporcionar o desenvolvimento socioemocional é como plantar ainda na infância a semente para frutos notáveis no futuro. Estimular a formação integral dos filhos enquanto seres humanos é o melhor investimento que pode ser feito pelos pais.
Mas não é só a longo prazo que podemos destacar os resultados. Afinal, esse tipo de educação traz também benefícios a curto prazo. Saiba mais no próximo tópico!
Agora que você já entendeu o que é e qual a importância dessa competência no desenvolvimento de crianças e jovens, chegou a hora de compreender na prática quais os benefícios trazidos com essa abordagem.
Vale ressaltar que, quanto antes começar a ser colocada em prática nas escolas, maior será a absorção do conceito e as crianças poderão crescer com mais segurança.
Confira abaixo os benefícios do desenvolvimento socioemocional na infância e das tão importantes competências do século 21!
Quando pequenas, nem sempre as crianças conseguem compreender as próprias emoções, sejam elas alegrias, tristezas, medos, raivas, entre outras.
Com uma educação que enfatiza o entendimento das nuances emocionais, as crianças aprendem de onde vem essas sensações e como trabalhar em cada uma delas. A regulação emocional é uma habilidade essencial para todos porque permite o conhecimento sobre as reações emocionais e ações decorrentes, evitando um desequilíbrio e consequências indesejadas como brigas e atitudes impulsivas.
Por meio desse tipo de educação, a raiva deixa de ser chamada de birra para se transformar em um sentimento controlado por meio de diálogo, por exemplo.
Assim, os pequenos podem se tornar jovens e adultos capazes de lidar com os próprios sentimentos, de maneira clara e sincera.
Quando crianças possuem habilidades socioemocionais, tendem a ser mais empáticas e conseguem formular suas ideias de modo a se comunicar com clareza.
Isso porque, praticam mais a reflexão e a formação de argumentos, além de compreenderem e validarem seus próprios sentimentos.
Seja em sala de aula, brincadeiras ou em rodas de conversas, seu filho pode ser protagonista com uma educação que valoriza suas particularidades e o seu pensamento crítico.
As crianças tendem a ser curiosas em relação ao mundo em seu entorno, mas nem sempre elas conseguem analisar e interpretar acontecimentos.
Por exemplo: uma criança pode ver uma discussão e, a partir disso, desencadear gatilhos de medo ou raiva. Com a inteligência socioemocional, ela é capaz de entender as nuances acerca desse evento sem que ele traga tantos efeitos negativos para sua saúde emocional.
Levando em conta as limitações de cada idade, esse processo tende a ser cada vez mais assertivo, proporcionando uma relação mais proativa com os acontecimentos à sua volta.
A autoestima é o modo como nos vemos em relação às pessoas à nossa volta e como nos sentimos em relação a nós mesmos.
Em se tratando de crianças, esse quesito é importante para o desenvolvimento da sua autoconfiança e autoimagem.
Crianças que conseguem ter a autoestima bem trabalhada estão menos propensas a sofrer bullying, já que se sentem seguras em relação ao seu corpo, à sua imagem e à sua personalidade. O impacto pode ser ainda maior no longo prazo, evitando transtornos alimentares e distúrbios de imagem.
Aliado às metodologias ativas, o objetivo das competências socioemocionais é principalmente dar às crianças a autonomia que precisam e merecem, proporcionando um ambiente saudável para que elas sejam agentes ativos no próprio processo de educação.
Desta forma, logo no início do seu caminho escolar, as crianças já podem lidar com situações que requerem a sua interpretação e solução de problemas. São incentivadas a colaborar, trabalhar em grupo e resolver de maneira crítica os desafios apresentados, aprendendo desde cedo a lidar com frustrações e a superar obstáculos.
Seja por meio de jogos ou histórias, elas começam a se abrir para um novo mundo de maneira lúdica.
Veja também:
Todos esses benefícios começam por meio da realização de práticas interativas no ambiente escolar.
Com uma equipe pedagógica preparada, as crianças podem se desenvolver através de metodologias que as coloquem como protagonistas e solucionadores.
No convívio com as demais crianças, elas começam a confrontar diferentes situações e, com a mediação adequada de professores e assistentes, os pequenos começam a expandir sua visão de mundo.
No Colégio Aurum, seu filho tem acesso a um ensino focado no desenvolvimento cognitivo, intelectual e socioemocional.
Com foco nesses três pilares e utilizando a metodologia PBL (Project Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Projetos), as crianças do colégio em Jundiaí podem explorar suas singularidades enquanto conhecem um mundo novo e aprendem a conviver e a trabalhar em grupo.
Cercados de profissionais altamente capacitados, o ambiente do Aurum foi projetado para que os estudantes tenham a seu alcance espaços interativos e aconchegantes.
Quer o melhor para o desenvolvimento do seu filho? Então chegou a hora de matriculá-lo no colégio com todas as tecnologias educacionais para um crescimento saudável e completo, estimulando as competências essenciais do século XXI para se tornar um estudante e ser humano preparado em todas as áreas da vida!
Aproveite que estamos com matrículas abertas para 2023 e faça a inscrição do seu filho!
Conheça e se apaixone pelo nosso espaço e nosso ensino!
AGENDE SUA VISITA
(11) 4863-1500
Av. Doutor Adoniro Ladeira, 94 - Vila Nova Jundiainopólis
CEP: 13.210-800 - Jundiaí/SP - Brasil
© Colégio Aurum. Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
Sem comentários ainda
Deixe-nos saber o que você pensa