banner-aurum-sitio-da-mata

 

JARDIM AURUM

 

banner-aurum-planta10

 

Cereja do Mato (Eugenia involucrata)

Árvore caducifólia, ou seja, que perde as folhas em um determinado período do ano, indispensável em áreas de reflorestamentos por ser muito atrativa à fauna silvestre. Produz frutos suculentos e saborosos, apreciada para cultivo em pomares domésticos.


Cereja do Mato (Eugenia involucrata)

A cerejeira-do-mato é uma árvore de copa colunar decídua e com tronco elegante, liso e descamante, exibindo tonalidades variadas em diferentes períodos (cinza, castanho, verde ou avermelhado). Frequentemente cultivada como frutífera em pomares domésticos, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, pode ser cultivada como ornamental pela sua forma, coloração e frutificação. Os frutos são saborosos e doces (levemente ácidos), apreciados in natura ou na forma de geléias, sorvetes, compotas, licores, vinhos, etc. É uma espécie indispensável em áreas de reflorestamento, atraindo muitos animais e polinizadores.

Nome popular: cereja-do-mato
Nome Ciêntífico: Eugenia involucrata
Família: Myrtaceae
Origem: América do Sul
Ciclo de vida: Perene
Folha: As folhas são simples, cartáceas (espessura de cartolina), sem pêlos, opostas. Possuem formato lanceolado/ elípticas e são aromáticas; têm cor verde médio e quando novas são avermelhadas.
Crescimento da planta: até 14m
Quando da frutos? Novembro a Janeiro
Frutos Os frutos têm formato variável, geralmente alongados, carnosos, brilhantes e de coloração negro-arroxeados a avermelhados. São coroados por sépalas esverdeadas, com polpa carnosa, de sabor doce, agridoce ou ácido.
Quando da Flores? Setembro - Novembro
Flores As flores são solitárias, formadas em pedúnculos longos, com até 3 cm de diâmetro. Possuem pétalas brancas (4-5), com numerosos e longos estames ao centro.
Como adubar essa planta? "Plantio: Adubo para Plantio - Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra. E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30x30x30 cm seria 150 gramas; 40x40x40 cm seria 300 gramas; 60x60x60 cm seria 1 Kg; e cova de 80x80x80 seria 2,5 Kg do adubo por cova. Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Frutas - Para plantas em vasos na aplicação diluída recomenda-se diluir 10 gramas para cada 1 litro de água, e regar o vaso. Para plantas jovens recomenda-se 150 gramas por planta, e para plantas adultas 150 gramas por metro quadrado, abaixo da copa sem encostar no tronco. Para frutíferas em vaso a frequência é a cada 15 dias. E para plantas jovens e adultas a aplicação é a cada 60 dias. Se aplicar o produto diluído em água basta apenas regar o solo com a mistura, conforme o tamanho do vaso. Para plantas jovens e adultas no solo aplica-se embaixo de toda sua copa, sem encostar no tronco e molha em seguida."
Como regar essa planta? Necessita de regas periódicas nos primeiros anos após o plantio. Em períodos de estiagem e floração, é necessário uma irrigação complementar para garantir a produção de frutos.
Vai em qual clima? Pode ser cultivada em quase todas as regiões do Brasil, sendo muito resistente às baixas temperaturas e embora seja uma espécie nativa de regiões mais altas, se desenvolve bem e frutifica ao nível do mar.
Nativa de qual clima? Subtropical, Tropical
Aceita poda? Sim, pode ser feita a poda dos ramos para adquirir o porte desejado, retirada de ramos secos, utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda.
Vai na sombra? Meia sombra (quando jovens e retirando gradativamente a sombra conforme o crescimento); Sol pleno (quando adultas)
Mudas com qual altura? até 60 cm

Mais informações:

O Brasil é um dos países mais ricos em florestas, pela grande diversidade de espécies que possui e com grande capacidade econômica.

Dentre os segmentos com maior capacidade econômica, estão as árvores frutíferas. Uma espécie em especial, a Cereja do Mato, também conhecida como Cereja do Rio Grande, Cereja, Cerejeira, Cerejeira da Terra, Cerejeira do Rio Grande, Guaibajaí, Ibá rapiroca, Ibajaí, Ibárapiroca, Ivaí ou Ubajaí, conhecida por seus frutos de cor avermelhada: doces, ácidos e muito saborosos.

Da Família da Myrtaceae, os frutos da cereja do mato são muito atrativos para aves e outros animais silvestres e costumam nascer entre os meses de Novembro a Janeiro. Estas árvores são facilmente encontradas em pomares espalhados entre o Sul e o Sudeste do nosso país.

A muda de cereja do mato mede em torno de 60 cm de altura. No entanto, esta espécie pode alcançar até 14 m de altura. Sua folhagem é verde. Já as flores são brancas e surgem entre os meses de Setembro a Novembro.

Onde utilizamos a cereja do mato

  • Ação medicinal: a cereja do mato contém substâncias que combatem os radicais livres, combatem células cancerígenas e tem ação anti-inflamatória;
  • Culinária: o fruto é utilizado para desenvolvimento de diversas receitas: doces, compotas, geleias, sucos, licores, sorvetes etc;
  • Projeto Paisagístico: árvore ornamental, utilizada em arborização urbana;
  • Recuperação de áreas degradadas;
São vários os benefícios em se cultivar esta espécie. O que acha de plantar uma muda de cereja do mato? Ou várias!

Dicas de Cultivo da Cereja do Mato

  • CULTIVO: a muda de cereja do mato tem preferência por solo areno-argiloso, profundo e drenável, além de enriquecido com material orgânico, com espaçamento de 6 metros entre uma muda de cereja do mato e outra, além, claro, de adubação anual;
  • CLIMA: a cereja do mato é muito tolerante às baixas temperaturas, podendo ser cultivada em qualquer lugar do país;
  • SOL: deve ser cultivado à meia sombra ou ao sol pleno;
  • REGA: a irrigação da muda de cereja do mato deve acontecer periodicamente nos primeiros meses após o plantio. Durante a floração também é importante complementar a rega;
  • PODA: pode se manter a poda de limpeza desta árvore.