Como se preparar para a volta às aulas

23/01/24 16:29

Assim como as férias, a volta às aulas é um marco importante no calendário escolar. Com ela, novas emoções surgem tanto para os estudantes quanto para as famílias e professores. Uma nova rotina será estabelecida nos próximos meses. Qual a melhor maneira, então, de se preparar para o retorno à escola? Continue lendo para descobrir.

O que você vai ver:

Um novo começo

Retornar às aulas no começo do ano é uma experiência cheia de novas sensações. Com o tempo e a prática, é possível se acostumar com os ciclos escolares. Porém, enquanto isso não acontece, é preciso preparar os estudantes para entenderem e lidarem melhor com as fases da vida escolar.

A volta às aulas é o início de um novo ciclo de aprendizado, com novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Para os estudantes, pode ser um momento de alegria, mas também de desafios. Eles precisam se adaptar ao novo ritmo de estudos, fazer novos amigos e aprender novas matérias. Para as famílias, é o momento de acompanhar as crianças e adolescentes nessa nova etapa e ajudá-los a se preparar para as adversidades.

Para os professores e colaboradores do colégio, o momento que antecede a volta às aulas é o ideal para planejar as atividades e estratégias de ensino do novo ano letivo. Já o retorno em si é também o momento de conhecer os novos estudantes e de estabelecer um bom relacionamento com eles, de confiança e apoio.

Como as famílias podem ajudar na volta às aulas

Para que a volta às aulas seja um momento tranquilo e produtivo, é importante que todos se preparem. Aqui vão algumas dicas de como os familiares podem ajudar nesse momento:

• Conversando com os estudantes sobre as expectativas para o novo ano letivo.
  • Ajudando-os a lidar com as emoções desse momento.
  • Orientando-os sobre como organizar seus materiais escolares - mas sem fazer por eles!
  • Acompanhando-os nas atividades escolares.

O mais importante é que a família se mostre presente, disposta a escutar e acolher o estudante e a responder suas possíveis dúvidas. É preciso conversar sobre a volta às aulas de maneira natural, sem criar pressão ou expectativa demais sobre o assunto. Voltar à rotina aos poucos, algumas semanas antes das aulas retornarem, também ajuda a colocar a alimentação e o sono em dia - o que vai impactar demais no rendimento escolar.

O papel dos professores e colaboradores

Aos professores e colaboradores do colégio cabe a missão de receber os estudantes com entusiasmo, oferecendo o suporte necessário com gentileza e simpatia. Os professores começam a planejar suas aulas com bastante antecedência e, por isso, é também importante que considerem receber os estudantes com dinâmicas e atividades mais descontraídas na volta às aulas.

Desse modo, a interação inicial incentiva a socialização entre a turma e cria uma base para que as aulas sigam com a mesma energia e motivação de seu início. Alguns pontos a serem considerados sobre o papel dos professores e colaboradores do colégio no retorno escolar são:

• Receber todos os estudantes com a mesma atenção e cuidado.
  • Buscar conhecer os novos estudantes e estabelecer um bom relacionamento com eles.
  • Criar um ambiente de aprendizagem positivo e estimulante.
  • Preparar um planejamento de aulas adequado às necessidades dos alunos.
  • Elaborar atividades de apresentação entre a turma que tenham como objetivo facilitar a socialização.
Uma fase de muitas mudanças

Vimos que a volta às aulas é um período de transição importante para crianças e adolescentes, pois envolve a mudança de rotina, a retomada dos estudos e o contato com novos professores e colegas. A família desempenha um papel fundamental nesse processo, oferecendo apoio e suporte para que os estudantes se adaptem da melhor maneira ao novo ano letivo.

Lidar com mudanças faz parte da vida e, aos poucos, as crianças e adolescentes vão aprendendo a encará-las com mais assertividade, confiança e leveza.

A volta às aulas é um momento de oportunidades. Os anos escolares são essenciais para aprender, crescer e se desenvolver. Com o apoio da família, dos professores e dos colaboradores do colégio, esse processo pode ser muito mais tranquilo e prazeroso para os estudantes.