As vantagens de uma educação em período integral

20/09/22 14:15

Para ser considerado em tempo integral pelo Ministério da Educação, o ensino deve oferecer 7 horas diárias de estudo, somando 1400 horas por ano. Mas quais são as vantagens de uma educação com carga horária estendida?

Países como Finlândia, Coreia do Sul, Irlanda e Chile já conhecem os benefícios - lá os alunos passam, em média, 7 horas diárias na escola, contra 4 horas e meia no Brasil.

Com a extensão do tempo escolar, a escola trabalha o desenvolvimento de um conjunto de competências cognitivas e socioemocionais que são os fundamentos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e estimula os estudantes a desenvolverem projetos, trabalharem suas habilidades esportivas e artísticas e aprenderem novas habilidades. Desse modo, o ensino integral contribui para a qualidade de vida.

De acordo com a BNCC, a educação integral tem como objetivo formar e desenvolver globalmente o corpo discente durante a Educação Básica. Conheça as vantagens deste modelo de ensino:

• Oferta de ambientes, aulas e atividades que aprimoram o desenvolvimento global do estudante - cultural, intelectual, motor e social
  • Permite que os estudantes desenvolvam a autonomia e o convívio social em um ambiente seguro e com apoio e acompanhamento de profissionais capacitados
  • Une diferentes áreas do conhecimento oferecendo conteúdos integrados aplicados de forma interdisciplinar
  • Conta com atividades extracurriculares para o desenvolvimento de competências e habilidades físicas, motoras, esportivas e artísticas
  • Favorece a educação alimentar devido ao acesso a um cardápio equilibrado planejado por equipe especializada
  • Proporciona mais possibilidades de lazer, cultura e práticas de exercícios físicos, com um melhor aproveitamento do tempo escolar
  • Avaliações realizadas constantemente, para além do currículo básico, acompanhando o processo de cada estudante
  • Contribui para a melhora do rendimento escolar e para uma formação mais plena ao ser aliado à educação socioemocional

Agora você pode estar se perguntando: tem alguma desvantagem? E sim, a principal preocupação que pode afetar a qualidade do ensino em tempo integral é a falta de infraestrutura nas escolas. Por isso é importante verificar as condições da instituição de ensino antes de escolher.

O Colégio Aurum, através do ensino bilíngue integral, busca oferecer um ambiente e uma estrutura pedagógica que favorecem o desenvolvimento completo dos estudantes. Tudo isso em espaços planejados para contribuir com uma aprendizagem significativa.

Agende sua visita e conheça de perto nossa proposta!