Já imaginou uma reunião com as famílias para apresentar o que foi realizado na escola, mas comandada pelos estudantes? As Student-Led Conferences, ou conferências lideradas pelos estudantes, são uma abordagem inovadora para envolver os alunos em seu próprio processo de aprendizado. Ao contrário das conferências tradicionais, onde os professores são os principais responsáveis por fornecer atualizações sobre o progresso dos alunos, as conferências lideradas pelos estudantes os capacitam para compartilharem seus trabalhos, progresso e metas com os familiares.
No Aurum, os estudantes montam seus portfólios ao longo do ano. Neles, são colocadas as atividades realizadas durante o trimestre com comentários dos professores e a identificação das competências trabalhadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nas Student-Led Conferences os alunos desempenham um papel ativo na preparação e condução da reunião. Eles selecionam amostras representativas de seu trabalho, refletem sobre seu desempenho, definem metas e discutem seus pontos fortes e áreas de melhoria. Essas conferências são uma oportunidade valiosa para os estudantes demonstrarem autonomia, habilidades de comunicação e autorreflexão.
No Aurum, elas são divididas pelos seguintes momentos:
Uma das principais vantagens das conferências lideradas pelos estudantes é que elas promovem a responsabilidade dos alunos por seu próprio aprendizado. Ao assumirem a liderança na apresentação de seu trabalho aos pais ou responsáveis, os estudantes se tornam mais conscientes de suas realizações e desafios. Eles desenvolvem um senso de propriedade e responsabilidade pela sua educação, tornando-se parceiros ativos no processo.
Além disso, as Student-Led Conferences proporcionam um ambiente ideal para a comunicação efetiva entre alunos, pais e professores. Os pais têm a oportunidade de ouvir diretamente de seus filhos sobre as experiências de aprendizado, o que lhes permite entender melhor seus interesses, dificuldades e necessidades. Isso cria uma conexão mais significativa entre a escola, a família e o aluno, fortalecendo o apoio e o envolvimento dos pais na educação de seus filhos.
É um momento de integração das famílias e revisão do trimestre, que incentiva a reflexão e a autorregulação dos estudantes.
Ao avaliarem seu próprio trabalho e desempenho, eles se tornam mais conscientes e seguros de suas habilidades e conhecimentos. Também aprendem a estabelecer metas realistas e a identificar estratégias para alcançá-las. A habilidade de autorreflexão é fundamental para o desenvolvimento contínuo dos alunos e para o sucesso em sua jornada educacional.
Assim, as Student-Led Conferences são uma ferramenta poderosa para promover a responsabilidade, a autonomia e a comunicação efetiva dos alunos. Ao capacitá-los a compartilhar seu trabalho e seu progresso com os familiares, essas conferências fortalecem a parceria entre a escola e a família, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades essenciais nas crianças e adolescentes.