Student-Led Conference: os estudantes comandam a reunião de pais e filhos

19/05/23 14:11

Já imaginou uma reunião com as famílias para apresentar o que foi realizado na escola, mas comandada pelos estudantes? As Student-Led Conferences, ou conferências lideradas pelos estudantes, são uma abordagem inovadora para envolver os alunos em seu próprio processo de aprendizado. Ao contrário das conferências tradicionais, onde os professores são os principais responsáveis por fornecer atualizações sobre o progresso dos alunos, as conferências lideradas pelos estudantes os capacitam para compartilharem seus trabalhos, progresso e metas com os familiares.

No Aurum, os estudantes montam seus portfólios ao longo do ano. Neles, são colocadas as atividades realizadas durante o trimestre com comentários dos professores e a identificação das competências trabalhadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como funcionam as Student-Led Conferences?

Nas Student-Led Conferences os alunos desempenham um papel ativo na preparação e condução da reunião. Eles selecionam amostras representativas de seu trabalho, refletem sobre seu desempenho, definem metas e discutem seus pontos fortes e áreas de melhoria. Essas conferências são uma oportunidade valiosa para os estudantes demonstrarem autonomia, habilidades de comunicação e autorreflexão.

No Aurum, elas são divididas pelos seguintes momentos:

• Apresentação dos trabalhos realizados: as crianças mostram aos pais um pouco das atividades que fizeram durante o trimestre, dispostas em cartazes e nas mesas de suas salas de aula. Elas são as responsáveis por apresentar, explicar e guiar suas famílias, o que desenvolve a capacidade de comunicação, organização das informações e oratória.
  • Estações de experiências práticas: é aqui que pais, familiares e estudantes podem colocar a mão na massa, experimentando na prática algumas das atividades realizadas com a turma. Entram neste momento jogos de tabuleiro, tangram, exercícios de lógica, estações de testes para os 5 sentidos, jogos lúdicos e de memória, entre outros tipos de iniciativas propostas pelos educadores e que toda a família possa fazer em conjunto.
  • Análise e leitura conjunta dos portfólios: os estudantes recebem o já tradicional boletim, porém a avaliação no Aurum é diferente da tradicional. Além das pontuações e frequência, os pais e responsáveis também recebem os livros e o portfólio de seus filhos. Neles é possível avaliar competências e habilidades da BNCC, além de ser uma maneira lúdica e criativa de observar a evolução na jornada escolar. Trata-se de uma compreensão mais abrangente do processo de aprendizagem, no qual os estudantes expõem e explicam com orgulho suas produções e leem em conjunto seus portfólios com a família, que leva o material para casa posteriormente.

Quais os benefícios das Student-Led Conferences?

Uma das principais vantagens das conferências lideradas pelos estudantes é que elas promovem a responsabilidade dos alunos por seu próprio aprendizado. Ao assumirem a liderança na apresentação de seu trabalho aos pais ou responsáveis, os estudantes se tornam mais conscientes de suas realizações e desafios. Eles desenvolvem um senso de propriedade e responsabilidade pela sua educação, tornando-se parceiros ativos no processo.

Além disso, as Student-Led Conferences proporcionam um ambiente ideal para a comunicação efetiva entre alunos, pais e professores. Os pais têm a oportunidade de ouvir diretamente de seus filhos sobre as experiências de aprendizado, o que lhes permite entender melhor seus interesses, dificuldades e necessidades. Isso cria uma conexão mais significativa entre a escola, a família e o aluno, fortalecendo o apoio e o envolvimento dos pais na educação de seus filhos.

É um momento de integração das famílias e revisão do trimestre, que incentiva a reflexão e a autorregulação dos estudantes.

Ao avaliarem seu próprio trabalho e desempenho, eles se tornam mais conscientes e seguros de suas habilidades e conhecimentos. Também aprendem a estabelecer metas realistas e a identificar estratégias para alcançá-las. A habilidade de autorreflexão é fundamental para o desenvolvimento contínuo dos alunos e para o sucesso em sua jornada educacional.

Assim, as Student-Led Conferences são uma ferramenta poderosa para promover a responsabilidade, a autonomia e a comunicação efetiva dos alunos. Ao capacitá-los a compartilhar seu trabalho e seu progresso com os familiares, essas conferências fortalecem a parceria entre a escola e a família, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades essenciais nas crianças e adolescentes.