Visible Thinking Routines: engajamento do estudante por meio de rotinas

29/12/22 16:00

Você já ouviu falar em pensamento visual?

Durante a rotina escolar, crianças e jovens buscam maneiras eficazes de potencializar seu aprendizado. Uma maneira de fazer isso é com as Visible Thinking Routines.

O termo em inglês significa Rotinas de Pensamento Visíveis e diz respeito a uma estratégia para visualizar o que se aprende com o objetivo de fixar melhor os temas.

Para entender seus benefícios no ensino infantil e durante toda a vida escolar, e saber como colocar em prática, continue a leitura desse post!

Confira neste blog:

Boa leitura!

O que são Visible Thinking Routines?

Visible Thinking Routines, ou Rotinas de Pensamento Visíveis em português, correspondem a uma metodologia utilizada para a organização de pensamentos e fixação de aprendizados.

Isso acontece porque, ao invés da leitura passiva, os estudantes passam a ter diferentes estímulos:

• Visuais;
  • Auditivos;
  • Escrita cinestésica.

Esse processo facilita o entendimento do assunto estudado, tornando-o mais interessante, e permite que as informações recebidas sejam visualmente organizadas para a criação de uma linha de raciocínio.

As rotinas são um conjunto de perguntas, feitas em etapas, que podem ser utilizadas em conjunto ou separadas para estimular o raciocínio e a visualização a fim de compreender um tema ou buscar uma solução para um problema. Sendo práticas, rápidas e fáceis de lembrar, desencadeiam uma série de processos mentais.

Nosso corpo é preparado para assimilar imagens mais facilmente que textos. A diferença é notável, pois nosso cérebro registra e guarda cerca de 80% de tudo que praticamos, vemos e fazemos, contra apenas 10% do que lemos e 20% do que escutamos..

Para nossa mente, processar imagens ao praticar e até ao ensinar para outros é mais intuitivo que ler, ver e escutar passivamente.

Nas Rotinas de Pensamento, são trabalhadas diferentes competências, como:

• a capacidade de visualização;
  • o poder de sintetizar e resumir informações;
  • organização e hierarquização do conteúdo;
  • escuta ativa para compreensão.

Processo de aprendizagem através das Rotinas de Pensamento

O processo de aprendizagem com pensamento visual não tem uma regra, pois se trata de um modelo na rotina infantil.

Para sua execução, existem diferentes formatos a serem escolhidos de acordo com o perfil e objetivos de cada estudante.

Destacamos abaixo três métodos eficazes que ajudam na criação do pensamento visual em todas as fases educacionais. Confira!