A importância da parceria entre casa e escola

Colégio Aurum
12/07/23 17:22

É um fato conhecido que a participação das famílias na vida escolar das crianças e adolescentes faz toda a diferença no processo educativo. Porém você sabe os motivos?

O envolvimento dos pais e responsáveis na rotina escolar auxilia o desenvolvimento de diversas maneiras. Neste post trazemos uma lista dos benefícios de fortalecer e manter esta parceria, assim como maneiras práticas de incorporá-la no cotidiano escolar.

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Como estabelecer uma parceria entre casa e escola?

Para estabelecer e manter uma parceria entre as famílias e a escola é preciso esforço de ambas as partes. Três atitudes são essenciais para que esta seja uma empreitada de sucesso: comunicação, frequência e transparência.

Para o colégio se comunicar com as famílias, existem alguns meios possíveis, como aplicativos escolares ou as tradicionais agendas de papel para os avisos. Também é possível criar uma lista de transmissão em aplicativos como o WhatsApp ou enviar novidades e informações importantes por e-mail.

A tecnologia, assim como as redes sociais, pode ser uma aliada. Hoje existem diversos recursos para engajar tanto os adultos quanto as crianças e adolescentes. Por isso, o primeiro passo para criar esta parceria, independente dos meios em que ela acontecerá, é demonstrar para a comunidade escolar porque ela é importante. Como fazer isso? Veja a seguir.

A relação entre casa e escola e seus impactos

A sinergia entre o ambiente escolar e o ambiente familiar faz com que o ciclo de aprendizado do estudante seja diretamente impactado - e isso pode ou não ser benéfico para seu desenvolvimento. Por exemplo, um problema familiar pode interferir no desempenho acadêmico, assim como dificuldades na escola podem resultar em um comportamento mais recluso, ansioso ou mesmo irritado em casa.

Quando os dois ambientes estão alinhados em relação a valores e objetivos, visando o bem-estar e o crescimento saudável do estudante, o ciclo será muito mais proveitoso e agradável.

Deste modo, no ambiente escolar, o estudante é motivado e incentivado a participar ativamente do seu processo de aprendizagem. E, ao chegar em casa, tem este processo reforçado pelas famílias, uma vez que os pais demonstram interesse, compreensão e apoio por sua vida escolar.

Os resultados do sucesso desta parceria são estudantes mais motivados, engajados e que se sentem mais amparados, acolhidos e validados tanto pelas famílias quanto pelos professores, amigos e colaboradores do Colégio. Como saber o que é papel da escola ou da família nesta colaboração? Confira a seguir.

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As responsabilidades e o papel da escola

Como em toda parceria, é preciso definir os papéis e deveres de cada um dos envolvidos. Assim, cabe à escola investir em canais de comunicação eficazes e conteúdos relevantes para que as famílias possam se manter atualizadas sobre o cotidiano escolar.

Também cabe à instituição criar iniciativas e proporcionar momentos de interação entre pais, responsáveis e estudantes. Isso pode acontecer na celebração do dia da família, na festa junina, na apresentação dos portfólios do trimestre, entre outros momentos.

A comunicação deve ser ágil e ter um tom acolhedor com o objetivo de sensibilizar as famílias a respeito da importância da sua participação. Cabe à escola também manter uma comunicação efetiva com seus colaboradores e professores, mantendo-os motivados e incentivando que eles tragam atualizações constantes sobre a jornada dos estudantes para serem transmitidas às famílias.

Quais as atribuições das famílias?

Cabe às famílias participar o mais ativamente possível deste processo. As crianças percebem quando os pais e responsáveis demonstram real interesse pelo seu desenvolvimento na escola. Este engajamento faz toda a diferença no dia a dia escolar, convertendo-se em maior esforço e dedicação por parte dos estudantes.

Confira algumas maneiras de fazer isso na prática:

  • Conversar diariamente sobre as atividades realizadas na escola
  • Participar ativamente das reuniões, eventos e festividades do colégio
  • Comemorar as conquistas e amparar perante as dificuldades
  • Demonstrar afeto, especialmente em momentos desafiadores
  • Relacionar livros, séries, filmes e notícias com algum aprendizado recente da escola
  • Visitar bibliotecas, museus, parques e lugares históricos em família
  • Organizar a rotina do estudante para que seja saudável, com momentos de estudo, esporte, lazer e cuidados com o sono e alimentação
  • Incentivar a leitura e colaborar com a expansão do vocabulário
  • Acompanhar de perto o progresso escolar

Fazem parte desta parceria o relacionamento das famílias com os professores e colaboradores do Colégio para acompanhar o comportamento em sala de aula, as possíveis dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento como um todo.

A influência da boa relação entre casa e escola no aprendizado

Quando essa parceria funciona, todos os envolvidos se sentem mais confiantes e seguros. A experiência escolar é transformada quando os laços com as famílias são fortalecidos. Quando bem orientadas, as famílias aprendem como agir perante desafios e dificuldades.

Também é importante ressaltar que a presença dos familiares em eventos escolares fortalece este vínculo, desde as reuniões com professores até as festas comemorativas, pois são momentos de socialização e celebração que unem os dois principais universos nos quais as crianças transitam.

Manter a comunicação constante entre casa e escola previne conflitos e auxilia em suas resoluções. É essencial para esta relação que as famílias enxerguem o corpo docente como aliados na importante tarefa que é auxiliar seres humanos em seu desenvolvimento integral durante a jornada escolar.

Afinal, professores e familiares possuem papéis distintos e complementares na vida das crianças. Uma escola que consegue se conectar com as famílias propicia a criação de uma comunidade escolar mais ativa e engajada, estabelecendo uma corrente de colaboração mútua.

Venha visitar o Colégio Aurum e conhecer mais sobre seus diferenciais e proposta pedagógica inovadora!

 

Fonte consultada: "Os Pais e a Aprendizagem dos Filhos", de Sam Redding, da Academia Internacional da Educação - Unesco.

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