Cuidados com a saúde mental das crianças no encerramento do ano letivo

27/11/23 12:51

Com o final do ano se aproximando, é comum que muitas emoções se misturem, impactando a saúde mental dos estudantes. É comum, por exemplo, que eles se sintam mais distraídos ou sofram com falta de foco.

Para muitas pessoas, é um período de reflexão sobre o que passou e de definição de metas para o que está por vir. Na escola, não é diferente, mas existem alguns cuidados especiais a serem tomados com os estudantes para que a saúde mental deles permaneça fortalecida.

O que você vai ver:

Final de ano e saúde mental

O final de ano na escola é um momento de mistura de emoções para estudantes, professores e familiares. É um período que combina alegria, celebração, despedidas, saudade e incertezas.

Se, por um lado, é a hora de comemorar o aprendizado e o crescimento que os estudantes tiveram ao longo do ano, por outro também é tempo de despedida dos amigos, dos professores e da escola - ao menos por um período.

Esta quebra da rotina diária pode trazer angústias para as crianças e impactar em sua saúde mental, aumentando os níveis de estresse e ansiedade.

Para aliviar os efeitos negativos dessa época, é importante ensinar os estudantes a desenvolverem a inteligência emocional, que é a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e lidar com eles, entendendo melhor a si mesmo e aos outros.

As emoções mais comuns sentidas no final de ano são:

• Alegria: é comum sentir animação pelo momento de celebração das conquistas.
  • Saudade: é uma emoção natural, pois os estudantes se despedem dos amigos, dos professores e da escola por um tempo.
  • Incertezas: é uma emoção que pode ser sentida tanto pelos estudantes quanto pela equipe, pois todos se preparam para uma nova fase.
Como lidar com acontecimentos e emoções negativas neste período

Colegas que ficarão em salas diferentes, professores que vão mudar de turma, dificuldades de aprendizado e nas avaliações… Todas estas são exemplos de situações frequentes na jornada escolar que podem trazer emoções negativas para as crianças.

Entretanto, as emoções mais desagradáveis também são importantes de serem sentidas, acolhidas e reguladas. Elas ajudam na compreensão do todo e sinalizam o que não está fazendo bem.

Aprender a lidar com as mudanças e com as emoções e sensações que elas trazem, como ansiedade, insegurança e angústia, é muito importante para o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes.

O final de ano pode, portanto, ser o momento perfeito para as famílias ampararem os filhos e estarem por perto, ajudando-os a lidar melhor com os acontecimentos e as emoções provocadas por eles. Seguem algumas dicas para fazer isso:

• Ajude a criança a nomear e reconhecer o que ela está sentindo, sem julgamentos
  • Incentive-a a falar sobre sentimentos, seja com alguém do círculo de confiança ou com um profissional da saúde mental
  • Encoraje o autocuidado de maneira geral, ensinando-a a cuidar do sono, da alimentação e a manter-se ativa.

Como aproveitar melhor as comemorações de final de ano

No que diz respeito às celebrações, elas podem provocar emoções vistas como positivas, mas que, em excesso, podem se tornar prejudiciais.

A euforia de momentos como festas de final de ano e formaturas pode ser calibrada com apoio da equipe do colégio e da família para aliviar a ansiedade e tornar os momentos mais agradáveis e fáceis de serem aproveitados.

Confira algumas dicas para fazer nesta época do ano e equilibrar as emoções:

• Separe momentos em família para conversarem sobre os sentimentos e acontecimentos do final de ano. O contato com pessoas queridas ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
  • Mantenha as atividades prazerosas na rotina que ajudam no equilíbrio emocional. Meditação, yoga e atividades físicas são boas opções para aliviar a tensão, gastar energia e regular as emoções.
  • Incentive a criança a escrever ou desenhar o que está sentindo. É importante aprender a lidar com todas as emoções de uma forma saudável.

Encerramento e renovação de ciclos

O final de ano representa o encerramento de um ciclo e o começo de outro. Aprender a lidar com mudanças, frustrações e celebrar as conquistas é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças.

Aproveitar a oportunidade desta época do ano para ensiná-las a navegar por suas emoções conflitantes é uma maneira de demonstrar apoio e compreensão.

O encerramento de ciclos do final de ano é um momento de reflexão para todos - famílias, crianças e professores. Durante esta avaliação sobre o que passou, é fundamental valorizar os objetivos que foram alcançados, reconhecer a evolução do aprendizado das crianças e celebrar as conquistas!

Também é importante planejar e ter senso crítico para estabelecer novas metas para o ano que virá, sem cobranças excessivas ou objetivos irreais.

Lidar com o encerramento de ciclos do final de ano pode ser um desafio, mas também é uma oportunidade de crescimento. Colocando em prática algumas destas dicas, você poderá aproveitar esse momento especial de forma saudável e positiva com sua família.

Planeje-se para o próximo ano com segurança, investindo no que é mais precioso: a educação. Agende uma visita no Colégio Aurum e faça já a matrícula dos seus filhos!