Escola de inglês x Ensino bilíngue na escola: quais as diferenças?

19/08/22 11:18

Muitos pais se perguntam o que vale mais a pena para a educação dos seus filhos: investir em educação bilíngue em período integral, na escola, ou fazer aulas de inglês à parte, no contraturno. Afinal, o que vale mais a pena?

O Colégio Aurum acredita que tornar-se bilíngue vai muito além das aulas de inglês. Por isso, desde a Educação Infantil, boa parte do currículo escolar é destinada a vivências, aulas e experiências no segundo idioma. Assim, desde cedo, as crianças se acostumam a ouvir, falar, ler, escrever e se comunicar em inglês com naturalidade.

Na Educação Infantil, 80% do tempo passado na escola é dedicado à imersão dos estudantes nas situações de comunicação em língua inglesa. No Ensino Fundamental I a imersão no segundo idioma ocupa 60% do tempo de comunicação na rotina escolar, enquanto no Ensino Fundamental II o estudante tem em seu planejamento a dedicação de 50% do tempo à língua inglesa, para que a fluência adquirida até o momento seja mantida.

O que isso significa?

Diferentemente de uma aula de inglês em uma escola de idiomas, o ensino da Língua Inglesa no Aurum acontece em todos os momentos e de forma interdisciplinar.

Deste modo é muito mais fácil para o estudante adquirir fluência, proximidade com o idioma e desenvoltura para se comunicar.

Quanto antes o contato com um segundo idioma acontece, mais tranquilo e duradouro é seu aprendizado.

As crianças que aprendem um segundo idioma na infância têm demonstrado um desempenho melhor em testes padronizados, o que faz sentido quando consideramos quanto tempo elas passaram cultivando seus padrões de pensamento.

Ser capaz de falar outro idioma não é apenas linguístico – os benefícios cognitivos se estendem a todas as áreas de aprendizagem.

Outra diferença relevante é a praticidade, tanto econômica quanto logística para os pais: em apenas um local os estudantes têm acesso a tudo que precisam para aprender e se desenvolver em um mundo cada vez mais conectado e em transformação.

Conte com o Colégio Aurum para conectar seu filho ao mundo! Conheça nossa metodologia e infraestrutura: agende uma visita com nosso time.