A Faber-Castell é uma empresa alemã fundada em 1761 por Kaspar Faber. Referência internacional em qualidade quando o assunto é material escolar e de escritório, ela é também muito lembrada quando falamos sobre criatividade.
Você se considera uma pessoa criativa?
A criatividade é considerada uma das competências socioemocionais importantes para o século XXI e a boa notícia é que ela pode ser melhor desenvolvida na infância e continuar a ser encorajada e praticada durante toda a vida. Ela se relaciona com o lúdico, com a capacidade de imaginar e de encontrar novas soluções e caminhos para se expressar através de diversas linguagens.
Ser criativo, portanto, não é um talento inato nem inatingível: é uma habilidade e uma capacidade ao alcance de todos que pode e deve ser exercitada.
Que tal aprimorar suas habilidades criativas com a equipe da Faber-Castell por meio de uma atividade preparada para as famílias que acontecerá no Colégio Aurum? Você é nosso(a) convidado(a) para participar de uma oficina de criatividade, conhecer o Programa de Aprendizagem Criativa da Faber-Castell e colocar a mão na massa com a gente!
Confira neste conteúdo:
A criatividade diminui ao longo da vida
É possível se tornar uma pessoa criativa?
Aprendizagem significativa para desenvolver a criatividade
Criatividade em família
A criatividade diminui ao longo da vida
Os estudiosos George Land e Beth Jarman pesquisaram o potencial criativo de engenheiros e cientistas da NASA e descobriram que a natureza humana no início da vida é altamente criativa e, ao longo do crescimento, esta capacidade diminui consideravelmente.
Na pesquisa, 98% das crianças entre 4 e 5 anos de idade se mostraram altamente criativas, com capacidade de ter novas ideias e encontrar soluções originais para os problemas apresentados. O teste foi aplicado em 1.600 crianças e o estudo foi replicado cinco anos depois, para acompanhar a evolução da criatividade. O resultado?
Com 10 anos de idade, apenas 30% delas demonstraram manter o potencial criativo. Com 15 anos, o número caiu para 12% e, na vida adulta, menos de 2% se mantiveram criativas, a partir dos 25 anos.
Preocupante, não é mesmo? Isso acontece porque, ao longo do crescimento e desenvolvimento, a criatividade deixa de ser uma prioridade nas escolas, nos estudos e no mercado de trabalho. Entretanto, ela poderia ser uma excelente ferramenta para nos acompanhar ao longo de toda a vida e ajudar na solução dos mais diversos problemas.
É possível se tornar uma pessoa criativa?
A boa notícia é que é possível desenvolver ou recuperar esta habilidade e se tornar uma pessoa mais criativa, além de se manter assim para o resto da vida. Para isso, no entanto, é preciso exercitá-la com frequência, nas mais diversas atividades.
Afinal, a criatividade não tem um momento certo para acontecer, pois pode ser aplicada tanto em trabalhos artísticos quanto nos momentos comuns do dia a dia. É possível ser criativo no modo de lavar a louça, por exemplo. Sempre que encontramos uma nova solução para resolver um problema sob outra ótica, estamos sendo criativos.
Uma prova disso, citada por George Land, são os sonhos: “Essa capacidade nunca vai embora. A parte do cérebro que produz essa imaginação maravilhosa é algo que você exercita todos os dias quando está sonhando”.
Outras atividades que ajudam a estimular o potencial criativo são a leitura, a música, o desenho, a escrita livre, jogos de tabuleiro ou mesmo uma simples caminhada, feita com consciência e atenção - ou seja, não vale andar por aí prestando atenção na tela do celular, combinado?
Aprendizagem significativa para desenvolver a criatividade
O Colégio Aurum acredita que o estudante pode e deve ser o principal responsável pelo seu aprendizado, assumindo um papel de protagonista neste processo. Esse é o principal pilar e objetivo do modelo da Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning - PBL).
Por meio desta proposta pedagógica é possível incentivar a capacidade de trabalhar em grupo ao mesmo tempo em que se valoriza o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante.
O PBL é uma abordagem dinâmica de ensinar e aprender em que os estudantes exploram problemas e desafios do mundo real. Com esse tipo de aprendizagem ativa e engajada, eles são motivados a desenvolver conhecimentos mais profundos sobre o que está sendo pesquisado.
Ou seja: os estudantes saem do papel de receptor passivo do modelo tradicional e passam a desempenhar uma postura ativa em seu próprio processo de aprendizagem. Durante todo o processo, fornecemos as ferramentas adequadas para que a aprendizagem aconteça de forma significativa e prazerosa.
Mitchel Resnick, professor de pesquisa de aprendizado e autor do livro “Jardim de Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos” afirma que “as crianças de hoje enfrentarão um fluxo contínuo de novos problemas e desafios inesperados no futuro. Muito do que elas aprendem hoje cairá em desuso amanhã. Para serem bem-sucedidas, elas devem aprender a desenvolver soluções inovadoras para os problemas inesperados que, sem dúvida, surgirão em suas vidas. O conhecimento, por si só, não é suficiente: elas precisam aprender a usar esse conhecimento com criatividade”.
Criatividade em família
Já sabemos o quanto o exemplo dos pais é importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos e como o lúdico pode ajudar no processo de aprendizagem e até mesmo a manter hábitos e uma alimentação mais saudável.
Por isso nossa atividade será em família! Um momento especial para adultos e crianças colocarem a mão na massa e conhecerem uma abordagem educacional que tem como objetivo desenvolver o potencial criativo de crianças e jovens e prepará-los para o futuro, seja qual for o caminho acadêmico e profissional que escolherem.
A Oficina Mão na Massa com Faber-Castell acontecerá no próximo Aurum Experience no dia 3 de dezembro. O evento começa às 9h e vai até às 12h. Anote o endereço: Av. Dr. Adoniro Ladeira, 94 - Portaria 2 - Jundiaí - SP.
As vagas são limitadas. Esperamos por você e pela sua família para que possamos nos divertir e ter bons momentos de criatividade. Até lá!
Fontes: