Como cuidar da saúde física e mental das crianças

15/12/22 16:00

Toda criança precisa gastar suas energias e fazer novas descobertas por meio de jogos e brincadeiras, mas você sabia que essa também é uma forma de cuidar da saúde física e mental?

Para um desenvolvimento completo, as crianças precisam se exercitar de diferentes formas, seja em casa ou na escola.

Para entender como esse cuidado é importante e saber como dar a devida atenção aos seus filhos neste quesito, continue a leitura!

Confira neste post:

Como cuidar da saúde mental infantil?

Você sabe como cuidar da saúde mental e emocional das crianças?

Assim como os adultos, situações estressantes podem afetar em diferentes níveis a saúde mental dos pequenos.

Situações como bullying, distanciamento afetivo dos pais, brigas e discussões, entre outras, são exemplos de momentos que podem gerar desconforto e mal estar.

Quando não assistidas de maneira adequada, podem desencadear nas crianças situações mais sérias e com impactos prolongados.

Para garantir o cuidado com a saúde mental, acima de tudo, é preciso estar atento ao comportamento e ao emocional das crianças. Nem tudo é birra!

Alguns sinais podem ser:

• comportamento mais agressivo;
  • demonstração de medo e/ou desinteresse;
  • deixar de fazer atividades e se envolver menos com as pessoas à sua volta.

Segundo recomendações da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, algumas medidas básicas a serem aplicadas para a Saúde mental infantil envolvem:

Relação entre alimentação e saúde mental

A saúde mental está associada a diversos fatores externos e internos. Isso envolve também a alimentação no dia a dia.

Já é sabido que uma dieta nutritiva é sempre a melhor escolha, mas vale ressaltar que nosso cérebro encontra nos alimentos adequados o que precisa para um balanço bioquímico adequado.

Frutas, verduras, legumes e carnes brancas são sempre muito bem vindos para proporcionar um desenvolvimento saudável das crianças.

Esse cuidado não deve acontecer só em casa, devendo ser estendido para a vida escolar. Para isso, muitos colégios já contam com nutricionistas para criar cardápios variados e equilibrados dentro da instituição de ensino.

Quais os benefícios da atividade física para a saúde mental?

A prática de esportes é fundamental para crianças e jovens em desenvolvimento.Você conhece  os benefícios da atividade física para a saúde mental? Confira!

Melhora da interação social

Diferentes atividades e brincadeiras proporcionam às crianças um ambiente diverso para estimular a socialização.

Esses momentos são valiosos para que elas possam se expressar e criar vínculos que tornam sua rotina mais alegre e livre de estresse.

Noites de sono mais tranquilas

O sono é um grande aliado para o desenvolvimento saudável das crianças.

A prática regular de exercícios físicos também favorece noites de sono mais tranquilas e restauradoras.

Quando a criança não tem  a qualidade e a quantidade adequada de horas de sono, a tendência é que ela apresente mais irritabilidade, sonolência, lentidão  no raciocínio, entre outros fatores que dificultam sua interação e aprendizado ao longo do dia.

Menos estresse

Para muitos adultos, a prática de esportes como futebol, corrida e natação são excelentes maneiras de espairecer, descontrair e diminuir o estresse do dia a dia.

Com as crianças, o efeito é o mesmo. Tudo isso por conta da liberação de hormônios relacionados ao bem-estar como endorfina, adrenalina e serotonina.

Enquanto cuidam da saúde mental, as crianças ainda desenvolvem habilidades sociais e cognitivas.

Saúde mental pós-pandemia

Durante a pandemia de Covid-19, a população teve a saúde mental e emocional impactada pelo medo do contágio e pelas restrições e limitações que visavam conter o avanço do vírus.

As crianças também foram afetadas negativamente no período, tanto pela falta de interação com outras crianças, pela ausência de exercícios físicos quanto  pela perda de entes queridos.

Para cuidar da saúde mental das crianças pós-pandemia, é preciso estar atento para entender se a adaptação à escola e à nova rotina tem funcionado e se é preciso buscar novos estímulos para essas crianças que passaram diversos meses limitadas às telas de TVs e celulares.

Boa parte dessa adequação é feita ainda na escola, junto aos amigos de sala e professores.

Conclusão

Para que as crianças consigam se desenvolver de forma saudável tanto no âmbito físico quanto no mental, é preciso oferecer ambientes adequados e atividades que as motivem.

Longe das telas, é importante fornecer opções de brincadeiras e atividades físicas para que elas possam se divertir enquanto se movimentam.

Além disso, pais e responsáveis devem estar sempre atentos aos comportamentos e sinais emocionais dos pequenos, cuidando para que mantenham uma rotina de sono e alimentação equilibrada.

Para saber mais sobre o tema, confira nosso post: “Estimulando uma alimentação saudável entre as crianças de forma lúdica.

Atenção à alimentação das crianças na escola!